Ministros da agricultura da UE debatem leite. Produtores protestam

Os ministros da Agricultura da União Europeia (UE) reúnem-se esta segunda-feira, em Bruxelas, para debater, entre outros, o mercado dos laticínios, enquanto se manifestam, junto às instituições, produtores de leites de vários Estados-membros, incluindo Portugal.

Os preços pagos ao produtor têm sofrido quebras no setor do leite, com uma conjuntura marcada pelo fim das quotas de produção, um regime que terminou a 31 de março - após 30 anos em vigor -, e pelo embargo da Rússia a produtos da UE.

A situação do mercado dos laticínios, que a Comissão Europeia já admitiu ser «difícil», é o mote para uma manifestação de produtores de leite, na segunda-feira de manhã nas proximidades das instituições europeias, e na qual participa uma delegação portuguesa da Confederação Nacional da Agricultura.

Portugal, numa posição conjunta com outros Estados-membros, quer que Bruxelas aumente o preço de intervenção (compra de leite e também ajudas ao armazenamento), de modo a ajudar os produtores quando há excesso no mercado.

O valor a partir do qual pode haver uma intervenção pública para compra de leite está atualmente fixado nos 0,21 euros.

Em agosto, o comissário europeu para a Agricultura, Phil Hogan, reconheceu que os setores dos laticínios e da suinicultura enfrentam "dificuldades", mas salientou que as medidas a adotar «não podem pôr em causa a orientação para o mercado» da política agrícola comum.

Os protestos dos agricultores têm início hoje, 7 de setembro, com uma marcha de tratores.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip