Ministro da Agricultura mostra-se tranquilo quanto ao desfecho da nova PAC

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luis Capoulas Santos, afirmou na Feira Nacional de Agricultura que está tranquilo quanto ao desfecho das negociações da nova PAC (Política Agrícola Comum) que «permitirá ao setor agrícola e aos agricultores continuar o caminho de sucesso dos últimos anos».

pac

As afirmações foram proferidas no âmbito da Conferência Internacional “Os Desafios para os Agricultores e para a Agricultura no Futuro”, na Feira Nacional de Agricultura, evento que terminou a 16 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

O responsável pela pasta agrícola disse também que o principal objetivo de apoio aos agricultores portugueses já foi atingido, apesar de faltar definir qual o esforço financeiro do Estado português e do orçamento nacional para a nova PAC.

O Presidente da CAP – Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, abordou a necessidade de uma PAC mais dirigida à agricultura portuguesa, mas que também existem outros desafios: «o setor não está a ser capaz de um diálogo seguro e a sociedade está a afastar-se cada vez mais do mundo rural. Existe a necessidade de produzir cada vez mais alimentos, mas muitos recusam a intensificação da produção. Estes desafios não são exclusivos de Portugal, ma sim europeus».

Durante esta conferência, foram também abordados temas como o Posicionamento dos Produtores de Vinho no Mercado Mundial, debatidas práticas comerciais desleais e a necessidade de alimentar uma população em crescimento.

Analisar e discutir com os principais interessados o efeito prático do Estatuto da Agricultura Familiar, nomeadamente com os sectores de produção, transformação ou comercialização de produtos agrícolas e florestais foi o intuito do seminário promovido pela CNA sobre “Agricultura, Mundo Rural e Estatuto da Agricultura Familiar.”

O objetivo é que o Estatuto de Agricultura Familiar possa ser dotado de medidas eficazes para com combater assimetrias, fixar populações e gerar riqueza no mundo rural.

A FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal organizou uma sessão de apresentação do estudo intitulado “Contributo para o desenvolvimento de uma Estratégia Nacional para o Regadio 2050”. Este estudo faz um diagnóstico estratégico e aponta objetivos a alcançar até 2050, um plano de ação a executar entre 2021-2027 (período do próximo Quadro Comunitário de Apoio).

A importância do Empreendedorismo para a economia foi o objetivo do debate organizado pela Aproder e durante o qual foram apresentados casos de sucesso e se discutiu a relevância desta temática no desenvolvimento da região ribatejana e de outros territórios.

No âmbito dos 40 anos da Associação Portuguesa de Enologia, a Feira Nacional de Agricultura foi palco das VII Jornadas desta Associação que tiveram como intuito a promoção e divulgação da Enologia em Portugal. “Castas resistentes a doenças”, “Espumantes pelo Mundo” e a “Situação do Enólogo no Munndo” foram os temas em análise.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip