Ministra da Agricultura reforça a importância do investimento no regadio
Na inauguração do Parque Fluvial Cinco Reis, em Beja, a titular da pasta da Agricultura reforçou que as apostas no âmbito «mostram a importância do investimento no regadio e na Agricultura, também enquanto suporte de outros setores e atividades de cariz, por exemplo, turístico, ambiental e social».
Segundo Maria do Céu Albuquerque, trata-se de «algo que ganha especial relevância num ano em que enfrentamos desafios atípicos, decorrentes da pandemia Covid-19».
Estes são desafios que «nos obrigam ao desenho e à implementação de soluções para a retoma económica e para a recuperação de um crescimento que queremos, ainda, reforçar».
Segundo a ministra da Agricultura, isto encontra-se «a par da relevância inquestionável do regadio na resposta aos efeitos das alterações climáticas e na garantia de uma gestão mais eficiente de um recurso precioso, a água».
A barragem de Cinco Reis integra as infraestruturas do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA) e recebe a água da albufeira de Alqueva através de um sistema de canais e condutas com cerca de 90 km de extensão, depois de atravessar 4 albufeiras, 2 reservatórios intermédios e de ser bombada em 2 grandes estações elevatórias.
O desenvolvimento desta parceria com a Câmara Municipal de Beja permite evidenciar a importância da colaboração da EDIA, enquanto empresa de desenvolvimento regional, com os municípios da área de influência do EFMA na valorização e promoção do território e respetivos valores naturais e patrimoniais.