Ministra da Agricultura acredita que a inovação é a base para responder aos novos desafios

Ao inaugurar a Feira Digital do Queijo DOP, Maria do Céu Albuquerque salientou que a iniciativa resulta de «uma parceria feliz» entre diferentes entidades, com o objetivo de «colocar à disposição de todos um produto que faz parte» da identidade nacional, realçando que «temos de responder rapidamente às mudanças de hoje, já a pensar no amanhã».

Ministra da Agricultura

Foi hoje oficialmente inaugurada, pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, a Feira Digital do Queijo DOP, um projeto da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, dos CTT e da plataforma DOTT. Após ter visitado uma exploração de leite, em Castelo Branco, e uma queijaria, em Oliveira do Hospital, por forma a acompanhar o escoamento destes produtos, Maria do Céu Albuquerque esteve na sede do Município de Oliveira do Hospital para lançar aquela que é a primeira Feira Digital no âmbito do setor da Agricultura, já disponível na plataforma DOTT, e a qual está integrada na iniciativa "Região de Coimbra – Região Europeia da Gastronomia 2021”

Para a titular da pasta da Agricultura, as iniciativas digitais constituem uma experiência que, também no futuro, pode contribuir para «aproximar os produtores dos consumidores» no futuro. Maria do Céu Albuquerque voltou a relembrar a necessidade de «promover os produtos nacionais de qualidade», tal como é o mote desta iniciativa, considerando que as inovações tecnológicas se apresentam como a «maior arma para vencer» as dificuldades do contexto atual.

A titular da pasta da Agricultura enalteceu ainda a parceria que tornou possível este projeto e, lembrando a Agenda de Inovação que estava a ser desenvolvida pelo Ministério, referiu que, «perante este desafio que enfrentamos, nunca a inovação fez tanto sentido. E mais: passou a ser essencial. Temos de responder rapidamente às mudanças de hoje, já a pensar no amanhã. A Feira que agora inauguramos é prova disso, de uma capacidade de reinvenção da Agricultura, de uma aliança perfeita entre passado e futuro, entre tradição e tecnologia, entre o tanto que já somos e o tanto mais que ainda podemos ser. (…) No âmbito das medidas que têm sido levadas a cabo, nomeadamente no que respeita ao apoio e ao reforço dos circuitos curtos, e da campanha ‘Alimente quem o alimenta’, de incentivo ao consumo de produtos nacionais, o Ministério só poderia aliar-se e apoiar esta iniciativa».

A ministra voltou a agradecer aos profissionais do setor agroalimentar. «Não posso deixar de salientar o esforço e a dedicação de quem trabalha no setor, de todos os produtores e agricultores para quem a prioridade é garantir que nada falte nas nossas mesas. Mesmo perante todas as dificuldades e obstáculos, mesmo perante um contexto em que nos pedem que fiquemos em casa, a Agricultura não para e continua a garantir produtos de excelência. Obrigada a todas e a todos e, especificamente no âmbito desta iniciativa, a todas e a todos que estão ligados à criação de gado, à produção de leite, à produção dos queijos DOP e que, bem sabemos, encaram uma vida dura e que pede total entrega», sublinhou a Ministra da Agricultura, destacando que são muitas as dificuldades enfrentadas pelo setor decorrentes, designadamente, de novos padrões de consumo, do encerramento da restauração e da mudança também registada na dinâmica internacional. Dificuldades que, conforme esclareceu, estão a ser acompanhadas e monitorizadas pelo Ministério para que, a todo o momento, possam ser desenvolvidas novas medidas.

«Graças a este projeto, os produtores, tão afetados por este contexto, encontrarão uma nova oportunidade para escoamento do seu produto, mantendo a sua qualidade, segurança e carácter único. Graças a este projeto, aproximaremos os produtores dos consumidores, permitiremos que o setor continue a funcionar e que, após este período, também a retoma possa vir a acontecer de forma mais célere. Graças a este projeto, que permite ao consumidor encomendar, de forma simples e segura, o seu queijo DOP, estaremos a promover os produtos nacionais, de que tanto nos orgulhamos, e estaremos a reconhecer todos aqueles que não ousaram pensar em baixar os braços. Estaremos a alimentar quem sempre nos alimentou», assim terminou a intervenção de Maria do Céu Albuquerque que, antes do ponto final, reforçou o seu agradecimento a todos os envolvidos: «Obrigada a todos que fizeram este projeto sair do papel e saltar para uma plataforma. Obrigada a todos que tudo continuam a dar por este setor. Obrigada a todos que, num contexto de dificuldade, conseguiram ver soluções. Obrigada a todos que, quando a palavra de ordem é ‘distanciamento’, fizeram da ‘união’ a maior arma para vencermos este vírus».

Também João Bento, CEO dos CTT, e Gaspar d’Orey, CEO da DOTT, fizeram questão de marcar presença nesta cerimónia e de destacar o papel da união nesta que é um batalha de todos. “Estamos a fazer história”, disseram ambos os CEO que, neste contexto, salientaram ainda a relevância crescente do online e o quão disponíveis estão para abraçar uma missão que passa por apoiar as empresas nacionais a adaptarem-se a uma nova forma de estar no mercado.

 Passada a palavra a José Carlos Alexandrino, o Presidente da CIM Região de Coimbra e da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital salientou a «riqueza» da região, evidente na montra online já disponível, destacou o papel das autarquias e a importância do trabalho em parceria, designadamente com as empresas e com o Governo, e louvou o apoio e a resposta do Ministério da Agricultura. «Temos de resolver os problemas recorrendo à proximidade e, assim, estaremos a apoiar os nossos produtores e os nossos agricultores. Os nossos queijos são produtos de excelência e, graças a este projeto, passarão a poder chegar às casas do nosso país. Temos de valorizar o que é nosso. E as vendas que já realizámos através da plataforma são um bom sinal», sublinhou José Carlos Alexandrino.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip