Mercados agrícolas da União Europeia continuam a ser afetados pela guerra na Ucrânia

As consequências da invasão russa da Ucrânia continuam a afetar os mercados mundiais de produtos básicos e representam uma grande ameaça à segurança alimentar global, de acordo com a edição de verão do relatório da Comissão Europeia com as perspetivas, a curto prazo, para os mercados agrícolas da União Europeia.

Assim, o relatório aponta que a produção total de cereais da União Europeia deverá atingir 286,4 milhões de toneladas, 2,5% inferior à época de 2021/22. Além disso, os preços dos cereais permanecem muito elevados e voláteis, devido à incerteza sobre o nível global de oferta causada pela guerra, o que agravou ainda mais os elevados preços da energia e dos fertilizantes e a procura de alimentos pós-Covid.

Quanto às exportações de cereais da União Europeia, espera-se que aumentem 14% em comparação com 2021/22, compensando parcialmente a redução das exportações mundiais causada pelo bloqueio dos portos marítimos ucranianos e pelas restrições à exportação impostas por alguns exportadores.

Continue a ler aqui.

Fonte: Grande Consumo

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip