Melgaço promove ação sobre compostagem doméstica

A maioria do lixo que se deita fora são resíduos biodegradáveis – restos de comida, resíduos de jardim ou da horta.

compostagem

Em vez de serem enviados para aterros sanitários ou incinerados, estes podem ser reciclados, produzindo um excelente fertilizante natural – o composto – através de um processo de transformação biológica a que se dá o nome de compostagem.

Os melgacenses vão ter, assim, a oportunidade de conhecerem todo este processo, numa ação de sensibilização e comunicação sobre a compostagem doméstica que o Município de Melgaço leva a cabo no dia 21 de abril, na Casa da Cultura, pelas 10h00.

A participação é gratuita.

A ação, intitulada ‘Compostar, outra forma de reciclar’, acontece no âmbito do projeto POSEUR-03-1911_FC-000069 – Promoção da Valorização Orgânica de Resíduos Verdes no Concelho de Melgaço e pretende sensibilizar para a prevenção da produção de lixo, ajudando os participantes a produzirem fertilizante natural, contribuindo assim para um melhor ambiente.

Podem participar agregados familiares constituídos, no mínimo, por três pessoas que residam no concelho de Melgaço e possuam habitações com quintal, horta ou jardim.

Os participantes receberão um compostor, assim como um guia de compostagem.

As inscrições estão abertas em www.cm-melgaco.pt, até ao dia 19 de abril.

O número de inscrições é limitado a 50 participantes.

O Composto

De modo geral, todos os materiais naturais provenientes da cozinha, do jardim ou do quintal podem ser colocados no compostor.

Ao fim de alguns meses, os resíduos orgânicos dentro do compostor transformam-se em composto – material orgânico estável com aspeto de terra, escuro, sem odor e com excelentes qualidades fertilizantes para hortas, jardins, vasos e sementeiras.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip