Marine Stewardship Council destaca a importância do consumo de pescado de origem sustentável

Para debater e sensibilizar para a necessidade de combater a sobrepesca e incentivar a pesca sustentável, o MSC realiza em Portugal, entre 15 e 21 de novembro, a semana #MarParaSempre.

O relatório das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) State of World Fisheries and Aquaculture 2020 revelou que a sobrepesca continua a aumentar, com mais de um terço (34%) das populações de peixes mundiais atualmente sobreexploradas. Este é o cenário numa altura em que as alterações climáticas colocam desafios adicionais à preservação dos recursos marinhos.

Marine Stewardship Council (MSC), organização internacional sem fins lucrativos, tem um historial de mais de 20 anos na defesa da pesca sustentável para a preservação do meio ambiente e dos setores que dependem desta atividade, senso responsável pelo maior programa de certificação a nível global de pesca sustentável.

O programa MSC estabelece padrões que permitem às empresas avaliar e certificar a sustentabilidade das suas operações (o Padrão de Pesca do MSC), assim como identificar corretamente os produtos na etiqueta das suas embalagens com o selo azul MSC (o Padrão da Cadeia de Custódia do MSC).

A presença deste selo nos produtos do mar assegura o respeito pelo estado das espécies marinhas, a gestão de pesca eficaz, a redução do impacto sobre os ecossistemas marinhos e matérias-primas com origem em pesca sustentável.

Ao longo da semana em que se comemora o Dia Nacional do Mar (16 de novembro), o MSC vai trazer para a mesa um tema essencial num dos maiores países oceânicos do mundo e onde se consome quase o triplo de pescado (61 Kg per capita em 2018, EUMOFA) que a média da União Europeia (24 Kg), sublinhado o papel de Portugal no mar e a necessidade de consciencialização da sociedade civil. São já mais de 270 os produtos que podemos encontrar em Portugal com o selo azul do MSC.

Grande parte do pescado certificado pode ser encontrado em pontos de venda e de retalho das empresas mais comprometidos com o programa do MSC em Portugal (Aldi, Continente e Lidl,) ou de marcas como a Brasmar, Gelpeixe, Iglo, Lugrade, Riberalves e Sr. Bacalhau, que também apostam na oferta de produtos de pesca sustentável. Para além destes pontos de venda, os cinco restaurantes IKEA e o restaurante Luz no hotel Iberostar Selection, em Lisboa, dispõem nos seus menus pescado certificado MSC.

Em Portugal, no exercício de 2020/ 2021 forma consumidas 17 262 toneladas de pescado com o selo azul do MSC, o que corresponde a um aumento de 27% face a igual período do exercício anterior.

Ao todo, podem ser encontrados 276 com este selo (+41%). Este crescimento parece refletir o estudo realizado pela GlobeScan em 2020, no qual 54% dos consumidores portugueses referem já ter tomado alguma medida no último ano para proteger os oceanos e 90% assume estar disponível para tomar medidas no futuro com o mesmo objetivo. Isto significa que o consumidor está disposto a privilegiar produtos de origem sustentável e que a margem de crescimento é muito grande, tendo em conta que atualmente só 2 a 3% do pescado consumido per capita conta com a certificação MSC.

A semana #MarParaSempre pretende reforçar a mensagem de que para transformar a forma como se pesca os nossos oceanos, é necessário mobilizar toda a cadeia de valor do pescado, incluindo os consumidores, assim como acelerar a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Numa iniciativa que une empresas e organizações para cuidar o Oceano e a pesca sustentável, um dos principais objetivos desta semana é apoiar e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos principais parceiros do MSC em Portugal a favor de uma pesca sustentável certificada.

Nesta iniciativa, colaboram várias empresas nacionais do setor da grande distribuição, processamento e transformação (Aldi, Brasmar, Conservas Ramirez, Continente, Gelpeixe, Iglo, Ikea, Lidl, Lugrade, Riberalves, Sr. Bacalhau). Ao longo da semana serão realizadas várias ações de sensibilização para a importância de um consumo sustentável de pescado com selo azul MSC.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip