Marco de Canaveses: vinha da escola agrícola produziu 7 mil litros de vinho

vinhos

A vinha pedagógica da Escola Profissional de Agricultura de Marco de Canaveses produziu este ano cerca de sete mil litros de vinho e prevê crescer em 2016, avança fonte da direção.

«Com a nova vinha de tinto, que veio substituir a vinha em ramada, mas que não está ainda produtiva, iremos aumentar a produção», assinalou Pedro Martins, adjunto da direção do estabelecimento de ensino.

A vinha da escola existe há 25 anos e conta com cerca de seis hectares de produção vinícola.

Este ano gerou dois mil litros de vinho tinto e cinco mil litros de branco. «Foi um ano excecional, não só pelas condições climatéricas, mas porque a uva foi muito boa», frisou.

O trabalho na exploração é efetuado pelos alunos e funcionários da escola, com o apoio dos docentes, e a vertente pedagógica, que deu início à produção, está atualmente associada à vertente comercial, com a venda do vinho produzido.

«A vinha não começou por ser produtiva, mas dois a três anos depois já produzia», contou, acrescentando: «não temos uma vertente comercial muito forte, mas o vinho do ano passado foi todo vendido. Já não temos vinho».

Este ano, o estabelecimento de ensino, oficialmente designado "Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses", vai pela primeira vez vinificar a totalidade das uvas que resultaram da vindima.

A escola dispõe de adega e de um lagar tradicional, mas há necessidade de fazer uma intervenção na adega para dar resposta à quantidade de uvas.

Pedro Martins assegurou que a qualidade do vinho é «muito boa» e a quantidade é, por isso, facilmente escoada.

«Vendemos algum vinho e tentamos reservar algum para a escola. Como é uma escola com muitos eventos, gostamos de ficar com vinho para servir nesses momentos», observou.

O vinho produzido é vendido em restaurantes e a algumas entidades da região, não havendo, dessa maneira, necessidade de procurar outros mercados, vincou o responsável. Para além do vinho, a escola produz leite, fruta e mel, entre outros produtos.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip