Marco de Canaveses acolhe I Encontro de Produtores de Mirtilo e Pequenos Frutos no Douro Verde

mirtilo

Irá decorrer no próximo dia 17 de outubro o I Encontro de Produtores de Mirtilo e Pequenos Frutos no Douro Verde.

A iniciativa terá lugar na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses (EPAMAC) e conta com moderação de Cristina Mendes e Alexandra Ribeiro.

O encontro inicia-se pelas 10h00 com a receção aos convidados, seguindo-se a sessão de abertura com a presença da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) e Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

Durante o período da manhã os temas em discussão serão: “Sobre fertilidade, sanidade, avisos agrícolas e aspetos legais da importação​”; “Usos menores de produtos fitofarmacêuticos”; “Diferenças Produtivas entre Variedades e Períodos de Produção e Gestão de Mão-de-obra”; e "Nova Política Agrícola Comum (PAC) 2015-2020". 

Segue-se uma visita às instalações da escola agrícola.

Depois do almoço o programa prossegue com a abordagem aos seguintes temas: “Fatores ​determinantes d​a​ qualidade” ; “​G​énese, atividade​ ​e perspetivas futuras de uma Associação de Produtores - A Baga”; “Pós-colheita e processamento do mirtilo”; “Comercialização de mirtilos - exportação”. 

As inscrições decorrem até 12 de outubro e podem ser feitas através do telefone 255 534 049 ou pelo formulário online

O encontro é uma iniciativa conjunta da EPAMAC, Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cooperativa Dolmen e Projeto Caerus, com o apoio de outras entidades.

O objetivo é debater o enquadramento da produção de mirtilos e pequenos frutos no Douro Verde (território que integra os concelhos de Amarante, Baião, Cinfães, Marco de Canaveses, Resende e Penafiel), dificuldades e principais desafios. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip