Maracujá em debate na Madeira

maracuja

Tendo em conta a produção regional de maracujá e no âmbito do Plano Estratégico do Maracujá, a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas da Madeira irá levar à região um dos maiores especialistas do setor.

Trata-se de Abel Rebouças, engenheiro agrónomo e ex-presidente da sociedade brasileira de fruticultura que vai partilhar o seu vasto conhecimento na área do maracujá, nomeadamente no campo genético, enxertias, podas, polonização, entre outros aspectos relevantes para esta cultura.

Esta ação irá ocorrer a 7 de em novembro num colóquio a ter lugar na Escola Agrícola da Madeira.

Refira-se que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é o maior produtor mundial de maracujá, especialmente da variedade amarela do Passiflora edulis que, na Madeira, é precisamente designado por "maracujá brasileiro".

Na safra de 2013/2014, a produção de maracujá neste país atingiu as 510.000 toneladas. Com uma área ocupada de cerca de 41.500 hectares, todas as regiões brasileiras produzem maracujá.

A Secretaria Regional de Agricultura indica que existem já neste quadro comunitário, 33 projetos aprovados na área da cultura do maracujá cujo investimento elegível ronda os 3 milhões e setecentos mil euros.  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip