Mais novidades na Agroglobal 2020

A feira agrícola que se entitula de "Cidade da Agricultura" volta a realizar-se entre 9 e 11 de setembro de 2020, em Valada do Ribatejo. 

Agrglobal 2020

Pavilhão da Olivicultura e azeite estreia-se na feira agrícola

Muito se tem falado e visto em torno do tema da olivicultura nas edições anteriores da Agroglobal. Este ano, em que se confirma um novo recorde histórico da produção nacional de azeite, o setor vai estar representado de uma forma ainda mais dinâmica e impactante no novo “Pavilhão da Olivicultura e do Azeite”. As principais empresas e instituições da fileira vão dar a conhecer o estado da arte desta atividade, os seus produtos e projetos para o futuro. Luís Folque, conhecido empresário do setor, é parceiro da Agrogobal na organização e dinamização deste pavilhão.

A olivicultura nacional tem sido frequentemente citada por este mundo fora como exemplar pela sua modernidade e eficiência e os azeites portugueses conquistam ano após ano os mais altos galardões nos principais concursos do mundo. É pois, neste contexto de grande vigor, que a organização espera os principais atores da olivicultura nacional presentes no certame.

Grão-de-bico Egocultum regressa

A Egocultum, empresa ribatejana que se dedica à produção de grão-de-bico, volta a marcar presença na Agroglobal, depois de em 2018 ter participado no Tech Stage do certame.

O projeto nasceu em 2018 pela mão de José Augusto Azoia, jovem agricultor de Santarém, que pegou numa semente de grão-de-bico, património da família há várias gerações, e com características diferenciadas (tais como calibre e tempo de cozedura), procedendo à seleção e melhoramento genético e posterior registo da variedade no catálogo nacional. Assim nasceu o projeto grão-de-bico "Casal Vouga" que já venceu o prémio "Origens" do Intermarché, na categoria "Produção Primária", e o "Prémio Nacional de Agricultura 2019" na categoria "Jovens Agricultores".

A parceria com outros agricultores é uma das linhas mestras deste projeto que entende a partilha de conhecimento sobre esta cultura como fator de sucesso da mesma. Para o ano de 2020 a Egocultum  prevê uma área total de sementeira de grão-de-bico na ordem dos 500 hectares, em parceria com cerca de 40 agricultores do Ribatejo e Alentejo. 

Plantação de nogueiras na Agroglobal

A diversidade de culturas é um dos grandes atrativos da Agroglobal. Este ano as nogueiras estão representadas nos nossos campos demonstrativos, com a colaboração dos Viveiros Galbis. O ensaio inclui as variedades Chandler, Howard e Fernette (polinizadora).

Greenfield Technologies faz mapas de solo dos campos da Agrglobal

O objetivo é mostrar sementeira, nutrição e fertilização de precisão.

A Greenfield Technologies aplicou o seu sistema BIOMap2Soil nos campos de árvores de fruto, testes de fertilizantes e demonstração da colheita de silagem na Agroglobal.

O trabalho consiste na correta caracterização do solo, determinando as suas propriedades físicas, químicas e biológicas.

Mais informações disponíveis no site oficial da Agroglobal 2020

Pode encontrar os vídeos da Agroglobal 2018, a última edição do evento, no canal de youtube da Agropress.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip