Mais de 250 mil europeus pedem reforma radical da agricultura da UE

Chegou esta semana à Comissão Europeia, uma mensagem clara e forte: a política agrícola da UE tem de ser radicalmente alterada.

Isto é o que 258.708 cidadãos e 600 organizações da sociedade civil e empresas disseram à Comissão na maior consulta pública da UE sobre a política agrícola, que terminou a 2 de maio.

pac

A grande mobilização foi gerada através da "Living Land", campanha online lançada pelo WWF, a Birdlife Europe e o Gabinete Europeu do Ambiente, apelando a uma política agrícola da UE que proteja o nosso clima e ambiente, seja justa para os agricultores e consumidores e contribua para a sustentabilidade na produção de alimentos.

258708 pessoas e 600 organizações e empresas que representam os consumidores, o setor de alimentos, os fornecedores de água potável e aqueles que promovem a proteção ambiental, desenvolvimento, saúde e bem-estar animal uniram-se à "Living Land".

João Branco, Presidente da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, defende que «a agricultura, a natureza, a alimentação e o homem andam de braço dado. Os subsídios agrícolas não podem financiar práticas destrutivas para a natureza e têm que garantir a protecção do solo, a conservação da biodiversidade agrícola e a qualidade da água. A preservação dos sistemas agrícolas tradicionais em Portugal é fundamental para a coesão territorial, é importante para a conservação da fauna selvagem e é uma arma fundamental para contrariar a desertificação humana das zonas rurais. A manutenção dos mosaicos dos sistemas agrícolas tradicionais são também fundamentais na prevenção e combate aos fogos florestais, o que tem obrigatoriamente de ser tido em consideração num país como o nosso, ainda mais no actual cenário de alterações climáticas».

A Comissão Europeia deverá apresentar publicamente os resultados da consulta pública numa conferência em Bruxelas em 7 de julho e publicar uma comunicação sobre o futuro da PAC antes do final de 2017.

A nova política agrícola comum da UE deve ser implementada em todos os Estados-membros até 2021. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip