Madeira sem capacidade para continuar a comprar excedente de uva

vinho

O Governo da Madeira anunciou que não tem capacidade para continuar a adquirir o excedente de uvas para equilibrar o mercado vinícola e vai investir meio milhão de euros em promoção para aumentar as vendas.

«Temos feito um trabalho no terreno no sentido de adaptarmos a nossa produção de uva de acordo com a aquisição de mercado, porque, neste momento, existe um desequilíbrio, essencialmente, na casta de tinta negra que temos de corrigir», disse o secretário regional da Agricultura e Pescas à margem da apresentação do Plano Estratégico do Vinho às empresas produtoras e exportadoras da região.

Humberto Vasconcelos apontou que a meta «é o crescimento sustentado do setor» e o «objetivo principal é corrigir o desequilíbrio, corrigir entre a oferta e a procura».

O responsável referiu que todos os anos o executivo insular tem de comprar o excedente de uvas produzidas, sublinhando que «este ano, o Governo da Madeira fez um esforço muito grande ao adquirir meio milhão de euros de uvas. Foi um esforço muito grande do setor público e isso temos de corrigir».

«O Governo não tem claramente capacidade financeira de todos os anos intervir no mercado na aquisição», sublinhou. O secretário regional destacou que, com este plano estratégico, o Executivo insular pretende «aumentar a quantidade vendida de Vinho Madeira e de produtos derivados e, também, acrescentar valor ao produto».

Humberto Vasconcelos mencionou que a política delineada passa por «incentivar a reconversão de vinhas no sentido de aparecimento de castas brancas e, também, mostrar ao setor quais são as estratégias de promoção» interna e externa, existindo uma grande aposta no mercado americano e no interno.

«O objetivo é que o setor aumente as suas vendas com o esforço de promoção que vamos fazer e por sua vez aumentará a quantidade de uvas comprada pelo setor», realçou o responsável, indicando que «haverá um esforço global que poderá chegar ao meio milhão de euros» este ano, na promoção, suportado pelo orçamento regional e os fundos comunitários que venham a ser aprovados.

Humberto Vasconcelos afirmou que o setor do vinho representou, em 2015, receitas na ordem dos 18 milhões de euros para a economia da Madeira, sendo 9,5 milhões do mercado europeu, num ano em que a produção foi superior a 3,3 milhões de litros.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip