Madeira: incêndios provocam quebra de 10% na vindima deste ano

A Secretaria Regional da Agricultura e Pescas da Madeira afirmou que, numa primeira avaliação, a vindima deste ano não foi muito afetada pelos incêndios que fustigaram a ilha da Madeira na passada semana, mas terá uma quebra de 10%.

vinhos

«Segundo os primeiros dados do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), a vindima de 2016 não terá sido muito afetada pelos incêndios que na passada semana consumiram vastas áreas em alguns concelhos da região», refere este departamento do executivo madeirense.

O gabinete do secretário regional Humberto Vasconcelos adianta que os técnicos do instituto têm estado em várias zonas afetadas pelo fogo a dar apoio aos viticultores, havendo «neste momento a lamentar apenas algumas produções no concelho da Calheta, zona oeste da ilha, que estão com alguns prejuízos».

A SRAP refere que se perspetiva uma «quebra de produção na ordem dos 10%, resultante apenas das condições meteorológicas», não diretamente relacionadas com os incêndios.

Em 2015, foram produzidas 4.680 toneladas de uvas na região. No ano passado a comercialização do Vinho Madeira situou-se nos mais de 3,3 milhões de litros, representando os países da União Europeia uma quota de mercado de 80,9%.

Estes são o principal destino deste vinho, com especial destaque para a França, Reino Unido, Alemanha e Bélgica, além de Portugal continental.

O governo madeirense aconselha os agricultores que tenham sido afetados pelos incêndios a contactar a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas ou as Juntas de Freguesia.

No próximo dia 29 começa mais uma edição da Festa do Vinho da Madeira, que este ano se prolonga até 12 de setembro.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip