Madeira: Governo Regional quer facilitar exportação de produtos agrícolas

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta quinta-feira (21 de janeiro) em Machico, que a agricultura regional não está condenada ao fracasso e anunciou que o executivo vai intervir no setor da exportação para facilitar o escoamento dos produtos.

madeira

«O governo vai intervir ao nível do setor da exportação, no sentido de criar uma linha vocacionada para os produtos agrícolas regionais», afirmou Miguel Albuquerque, no decorrer de uma visita a uma exploração agrícola, no concelho de Machico, zona leste da ilha, onde predomina a produção de anona biológica.

O chefe do executivo madeirense explicou, por outro lado, que está a fazer uma série de visitas a várias explorações em redor da ilha para demonstrar que a agricultura não é uma atividade condenada ao «fracasso» e à «resignação».

«Nós temos bons empresários, e estamos a trabalhar junto deles para melhorar o setor», sublinhou, realçando, porém, a necessidade de se incrementar o associativismo, no sentido de «melhorar o escoamento dos produtos e garantir maior competitividade».

Miguel Albuquerque deu como exemplo exploração frutícola de Jordan Andrade, vocacionada para a produção de anona biológica, o que em termos de mercado se traduz num valor acrescentado de mais 50%.

Em 2015, a Madeira produziu 1.104 toneladas de anona, que foi comercializada em média a 1,3 euros ao quilo.

O presidente do Governo Regional revelou, por outro lado, que já está definido um plano estratégico para estimular a produção de anona, um produto de «alta qualidade», que surge no mercado numa época distinta da oriunda de Espanha.

Após a visita, Miguel Albuquerque participou, na cidade de Machico, na sessão pública de apresentação do Programa de Desenvolvimento Rural da Madeira (PRODERAM), que conta com 179 milhões de euros para investir no setor até 2020.

Fonte: DN Madeira 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip