Madeira acolhe Fórum Agroalimentar

A Universidade da Madeira (UMa) recebe, nos dias 9 e 10 de julho, o Fórum Agroalimentar, uma iniciativa que irá congregar especialistas da área Agroalimentar, oriundos da Macaronésia, interessados no intercâmbio de conhecimento e em assegurar a transferência tecnológica entre os atores envolvidos em cada setor.

Durante dois dias, os participantes terão a oportunidade de assistir à apresentação das RIS3 das Regiões Autónomas da Madeira, Açores e Canárias, à apresentação de vários projetos de investigação com empresas na área Agroalimentar na Macaronésia bem como, participar em reuniões de networking na área Agroalimentar.

A abertura oficial do Fórum terá lugar no dia 9 de julho, pelas 09h15, no Auditório da Reitoria, e será presidida pelo reitor da UMa, José Carmo, que será acompanhado pelo diretor regional de Agricultura, António Santos, em representação do secretário regional de Agricultura e Pescas.

Este fórum tem como génese o Conselho Europeu de Lisboa, realizado em março de 2000, onde os chefes de Estado e de Governo lançaram a ‘Estratégia de Lisboa’, com o objetivo de tornar a União Europeia na economia do conhecimento mais competitiva e dinâmica do mundo, capaz de gerar um crescimento económico sustentável com mais e melhores empregos e maior coesão social.

Para atingir esses objetivos e potenciar a área de investigação e inovação europeia foram criadas plataformas tecnológicas que agregassem diversos tipos de conhecimento de forma a desenvolver agendas estratégicas para setores chave.

Neste sentido, foi apresentado, em maio de 2015, o projeto ‘Plataforma Tecnológica Multissectorial da Macaronésia’ (PTM-MAC), cujos objetivos passam pela criação da referida plataforma, pela elaboração de agendas estratégicas de Investigação e Desenvolvimento em Turismo e Sustentabilidade e pela preparação da Plataforma Tecnológica Multissectorial das Regiões Ultraperiféricas.

O projeto tem ainda como objectivos fomentar a cooperação e a criação de projetos conjuntos que facilitem a internacionalização das empresas da Macaronésia e promover a transferência de conhecimento das instituições para o setor empresarial, a fim de melhorar a sua competitividade.

O projecto PTM-MAC é liderado pela Universidade de La Laguna e integra as Universidades da Madeira e dos Açores, a ASINTE, o Cluster Marítimo de Canárias, a Fundação Gaspar Frutuoso, a ARDITI e o Ministério de Ensino Superior de Cabo Verde. Ao longo do PTM-MAC estão previstas diversas ações de divulgação do projeto e dos resultados de investigação e inovação alcançados.

Dentro das ações destacam-se a definição da imagem corporativa e criação da página web do projeto; dois fóruns temáticos subordinados aos temas do ‘Turismo Náutico’ e ‘Agroalimentar’, a realizar nos Açores e Madeira, respetivamente; e o I Fórum Intersetorial e Multissetorial de I+D+i da Macaronésia.

Fonte: Tecnoalimentar 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip