Lousã é palco de ação de proteção da floresta

floresta

Mais de 600 voluntários provenientes de todo o país vão participar este sábado (17 de outubro), na Lousã, numa ação de proteção de 45 mil árvores plantadas há cinco anos, anunciou o projeto Floresta Unida, organizador da iniciativa.

Ricardo Teixeira, coordenador de ações da Floresta Unida, disse que a ação se desenvolve junto ao Centro de Operações Técnicas Florestais, onde em 2010 foi efetuada uma ação de reflorestação com a plantação de mais de 12 espécies autóctones que recuperaram uma área fortemente atingida pelo nemátodo (doença do pinheiro).

«Além de um vasto conjunto de ações de manutenção, vamos também efetuar controlo de espécies invasoras e roçar matos numa área de 15 hectares junto às árvores, no âmbito do nosso projeto de gestão e proteção das espécies durante 30 anos», salientou.

Segundo Ricardo Teixeira, são esperados entre 600 a 700 voluntários, de todo o país, funcionários de cerca de meia centena de empresas que colaboram na iniciativa, que conta também com o alto patrocínio da Presidência da República e do Ministério da Agricultura.

Entre os voluntários, destaca-se uma grande representação da organização não governamental Lions Internacional, com uma centena de participantes.

Designada por "Mais Floresta Lousã 2015", a iniciativa insere-se no programa "400 Milhões de Árvores", lançado em 2010 pelo projeto Floresta Unida, que visa a plantação e proteção de espécies em Portugal e em vários países estrangeiros, com um plano de gestão e proteção durante 30 anos.

Fonte: Lusa  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip