Leite: produção mundial aumentou 112 milhões de toneladas nos últimos oito anos

Na União Europeia (UE), com o fim das quotas leiteiras, a produção de leite em 2015 aumentou 2,5%, contra o 1% inicialmente previsto.

leite

Assim, o aumento da produção vem de anos anteriores e de muitos outros países, segundo Tassos Haniotis, diretor da Análises Económicas da DG Agri.

Entre 2007 e 2015, a produção de leite na UE aumentou em 15 milhões de toneladas, o que supõe mais 15%.

Dos grandes produtores e exportadores de leite foi a que mais cresceu em valor absoluto, apesar da Nova Zelândia registar o maior crescimento percentual, com um aumento de 6% nos últimos oito anos, o que supõe um crescimento de 36%.

Nos EUA subiu 10 milhões de toneladas, enquanto a Austrália assinalou um aumento de um milhão, mais 1%.

No total, estes quatro grandes exportadores aumentaram a sua produção em 12%, com um crescimento da oferta em 32 milhões de toneladas em oito anos.

No resto do mundo, devido ao aumento do nível de vida em algumas zonas e mudanças nos hábitos de consumo, registou-se um crescimento da produção em 19%, o que soma 80 milhões de toneladas e a nível global aumentou 112 milhões de toneladas, mais 16%.

Segundo as expectativas da Comissão, a produção de leite vai continuar a subir na UE, mas é previsível que na próxima década desça o censo das vacas leiteiras das atuais 23,5 milhões de cabeças, de acordo com dados de 2014, para cerca de 21,4 milhões de cabeças, o rendimento médio leiteiro vai subir dos 7 mil quilos/cabeça para os 8 mil quilos.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip