Leite: Itália avança com medidas para um futuro sem quotas

O Ministério da Agricultura italiano apresentou um pacote de seis medidas para ajudar o setor do leite a adaptar-se a um futuro sem quotas.

As medidas do Plano Extraordinário para o leite italiano, foram apresentadas numa jornada da organização agrícola Coldiretti.

As ações avançadas pelo Ministério contam com um Fundo de Investimento à Qualidade do leite, cujo objetivo é ajudar a realizar investimentos nas explorações leiteiras para melhorar a qualidade, bem-estar animal e redução de tratamentos antibióticos.

Foi criado sob a lei italiana de estabilidade 2015, que conta com um orçamento de 108 milhões de euros para o período 2015/2017.

As ajudas atingem um máximo de 15 mil euros por exploração e um máximo de 200 mil euros para as empresas que, para além de produção primárias também realizem transformação e comercialização.

As contribuições vão apoiar a cobrir as garantias dos empréstimos.

A criação do logo «100% italiano» para o leite fresco e UHT produzido em Itália, que permita ao consumidor identificar facilmente o produto nacional mas também promover a criação de uma maior profissionalização do setor, seguindo os modelos de França e Espanha que trabalham na estruturação da cadeia de produção e nos mecanismos de formação de preço.

Fortalecer o equilíbrio nas relações contratuais, através de normas mais estritas que promovam o cumprimento da obrigação de um contrato escrito, com a disposição expressa de uma duração mínima de um ano e ainda vigiar os custos de produção, os preços das matérias-primas pagas aos agricultores e os preços ao consumo para lutar contra práticas desleais da concorrência são outros intentos do país.

Por último, a Itália vai também apostar na promoção do consumo através de uma campanha institucional de comunicação com o projeto «Leite nas escolas» em 2016, que chegará a mais de um milhão de crianças.

Fonte: Agrodigital

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip