Leite: fim das quotas começa a sentir-se nos Açores

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou, na Praia da Vitória, que o preço do leite pago ao produtor «não pode continuar a descer», considerando, por isso, que a Comissão Europeia «não pode continuar a ignorar que o mercado está inundado de leite e de produtos lácteos, sem agir».

Luís Neto Viveiros frisou que «o boicote da Federação Russa e a retração de importações por parte da China e de Angola – destino de 80% das exportações de produtos lácteos portugueses fora da Europa», contrariaram «as perspetivas mais otimistas dos defensores do fim do regime de quotas leiteiras».

«Neste cenário adverso para o escoamento do leite e derivados que as unidades fabris enfrentam, de facto, o custo da instabilidade dos mercados não pode ser apenas imputado à produção», defendeu Neto Viveiros, que falava na abertura da Feira Agrícola Açores 2015.

Na sua intervenção, frisando que é «a mesma produção a que se exige investimento e qualidade», o titular da pasta da Agricultura considerou que, em particular «para regiões ultraperiféricas e de montanha, têm que ser criados mecanismos adicionais neste período de transição».

Luís Neto Viveiros destacou o apoio manifestado na última Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas, em Guadalupe, por proposta do Governo dos Açores, a esta pretensão e realçou também a aprovação recente de propostas dos deputados europeus em defesa do setor.

O Secretário Regional frisou, nomeadamente, que na semana passada, num «esforço conjunto de pressão e influência», o eurodeputado Ricardo Serrão Santos, responsável pelo 'relatório do leite', «reuniu apoios na Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu para solicitar o reforço do envelope do POSEI», uma de várias medidas propostas que deverão ser debatidas na próxima sessão plenária.

«Neste esforço, o Estado Português tem de, inequivocamente, apoiar as justas pretensões dos Açores junto da Comissão Europeia», afirmou o governante, lamentando que «no Conselho Europeu de Ministros da Agricultura, agendado para esta semana, a questão do leite – da maior emergência - não faça parte da ordem de trabalhos».

«Estamos, ainda assim, convictos na resiliência do setor, para, numa conjugação de esforços, vencer os novos desafios», afirmou Neto Viveiros, assegurando que «o Governo dos Açores não vai abdicar da sua posição reivindicativa, persistente, junto do Estado Membro e das instâncias comunitárias», nem «se exclui» deste esforço.

Nesse sentido, anunciou que «estão já em fase final de negociações com a banca os protocolos que sustentarão uma linha de crédito destinada a reforçar a competitividade das explorações agrícolas açorianas, através da bonificação dos juros».

Fonte: Faial Digital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip