Leite: apoio proposto por Bruxelas «vai no bom sentido», diz Assunção Cristas

A ministra da Agricultura considerou em Bruxelas que o pacote de ajudas proposto esta segunda-feira pela Comissão Europeia, destinado sobretudo aos produtores de leite, «vai no bom sentido», embora se desconheça ainda que apoios serão destinados a Portugal.

Falando à saída de uma reunião extraordinária de ministros da Agricultura da UE, durante a qual o executivo comunitário anunciou um plano de apoio ao setor do leite com um conjunto de medidas avaliado em cerca de 500 milhões de euros, Assunção Cristas indicou que a proposta de Bruxelas contempla vários aspetos que haviam sido referenciados por Portugal, como o apoio direto ao rendimento dos agricultores, antecipação dos pagamentos das ajudas ligadas ao leite, a abertura de mercados e um apoio mais significativo à promoção.

No entanto, admitiu que ainda não há suficientes detalhes para se avaliar da «bondade» da proposta, pois a própria Comissão ainda não explicou sequer como vão os 500 milhões ser alocados às diferentes medidas, nem não pouco foi definida ainda a chave de distribuição entre os Estados-membros, matérias que poderão ser finalizadas no conselho informal de Agricultura que se realiza dentro de uma semana no Luxemburgo.

«Estamos sempre a falar de verbas que não se podem substituir a um mercado a funcionar como deve ser, isso podemos dizê-lo com clareza. Era preciso muitas centenas de milhões de euros para poder substituir um mercado a funcionar a preços aceitáveis e recompensadores para a produção. Contudo, é um apoio para que o setor possa resistir neste embate mais difícil, em que se cruza o fim das quotas e o embargo da Rússia, e também alguma diminuição de consumo, e que, ultrapassado este momento, possa também ter mais força para prosseguir», concluiu.

A reunião desta segunda-feira coincidiu com uma manifestação que juntou em Bruxelas milhares de agricultores, sobretudo produtores de leite, entre os quais cerca de duas dezenas de portugueses, que protestaram contra as políticas da União Europeia para o setor e reclamaram medidas compensatórias e de regulação do mercado.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip