Lagoa eleita Cidade do Vinho 2016

lagoa

Lagoa foi eleita a 24 de novembro, a Cidade do Vinho 2016, no decorrer de uma reunião que o conselho diretivo da AMPV realizou no Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo. 

No encontro marcaram presença autarcas dos cinco municípios que se candidataram ao título – Lagoa, Ourém, Ponte de Lima, Santa Marta de Penaguião e Silves. 

Lagoa apresentou um projeto de cariz supramunicipal, envolvendo muitos dos municípios do Algarve, organismos e entidades públicas regionais e os principais agentes económicos relacionados com a vitivinicultura e o turismo, contando no total com o apoio e parceria de cerca de uma centena de entidades. 

Entre as razões que levaram o município de Lagoa a apresentar a sua candidatura a Cidade do Vinho 2016 esteve também a sua experiência na organização de manifestações culturais e desportivas, bem como na promoção de eventos temáticos, em particular ao longo dos últimos dois anos e de que é exemplo o sucesso do Lagoa Wine Show. 

Considerando a qualidade de todas as propostas apresentadas, a AMPV decidiu atribuir quatro menções honrosas às restantes candidaturas, nomeadamente Ourém, Ponte de Lima, Santa Marta de Penaguião e Silves. 

Lagoa irá receber a Bandeira de Cidade do Vinho 2016 em Reguengos de Monsaraz, por ocasião da Gala de Encerramento da Cidade Europeia do Vinho 2015, que terá lugar nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2016. 

A cidade italiana de Conegliano, eleita Cidade Europeia do Vinho 2016, irá também receber a sua bandeira nesta cerimónia em Reguengos de Monsaraz. 

O vinho associado à história de Lagoa 

Ainda que seja reconhecida essencialmente pelas suas praias, Lagoa possui uma ancestral ligação à produção agrícola em geral e à vitivinicultura em particular. 

Ao longo da última década, tem-se verificado um crescimento do setor vitivinícola na região do Algarve, quer no aumento da quantidade quer em termos da qualidade dos vinhos produzidos. 

Tendo em conta os milhões de visitantes que anualmente procuram a região, oriundos praticamente de todo o mundo, o município vê o Algarve como «uma janela de oportunidades» que se abre para a promoção do vinho, numa dimensão não apenas local e regional, mas sobretudo nacional. 

Atualmente existem no Algarve 33 produtores de vinho e a produção anual é de aproximadamente 1,2 milhões de litros. 

O concelho de Lagoa tem quatro grandes produtores e apresenta um volume total na ordem dos 505 mil litros de vinho, entre tintos, brancos, rosé, licorosos e aguardentes. 

Projeto Cidade do Vinho nasceu em 2009 

Este é um projeto da AMPV, que surgiu em 2009, com Palmela a ser o primeiro município a receber o título de Cidade do Vinho. 

O projeto foi-se consolidando «com sucesso ao longo destes anos, reflexo do empenho e trabalho dos vários municípios detentores deste título, projetando a riqueza e o potencial das regiões vitivinícolas portuguesas enquanto motores sustentáveis do desenvolvimento, quer dentro do território nacional quer além-fronteiras», salienta a AMPV. 

A designação de "Cidade do Vinho" tem como objetivo contribuir para a valorização da riqueza, da diversidade e das características comuns da cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, paisagem, economia, gastronomia e património, de modo a permitir um melhor conhecimento destes valores junto dos portugueses.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip