José Laranjo integra Grupo da Castanha na International Society for Horticultural Science

José Gomes Laranjo, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigador do CITAB - Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas foi eleito, chairman do workgroup da castanha que funciona no seio da International Society for Horticultural Science (ISHS), para um mandato de 4 anos.

Jose Laranjo

A eleição decorreu durante a sessão de encerramento do Congresso Internacional do Castanheiro em Samsun, na Turquia, entre 9 e 13 de outubro.

O docente da UTAD sucede a Umit Serdar, da Universidade de Ondokuz Mayiz, Samsun.

A ISHS (http://www.ishs.org) é uma rede composta por mais de 53.000 indivíduos, universidades, governos, instituições, bibliotecas e empresas, além de um número substancial de membros institucionais de cerca de 50 Países/Regiões Membros.

É uma importante fonte de informação atualizada sobre horticultura global, visa promover a investigação em todos os ramos da horticultura.

Incentiva o desenvolvimento da cooperação internacional e a transferência de conhecimento através da organização de simpósios, congressos e publicações, reunindo cientistas e técnicos de forma a estimular, facilitar e coordenar pesquisas e atividades científicas numa escala global.

Como linhas orientadoras para o seu mandato José Laranjo aponta diversas medidas como a «reorganização do Grupo de Trabalho do Castanheiro, a preparação de um livro branco sobre a castanha no Mundo, o reforço da ligação entre investigação e empresas».

José Gomes Laranjo é licenciado em Engenharia Agrícola pela UTAD e Professor Auxiliar na mesma Universidade. É presidente da RefCast-Associação Portuguesa da Castanha e membro da Rede Europeia da Castanha (Eurocasta).

Como investigador desenvolve atividade na área do castanheiro e da castanha, orienta teses de doutoramento, mestrado e estágios de licenciatura.

Está envolvido em vários projetos de investigação/demonstração. É autor ou coautor comunicações orais em conferências, jornadas técnicas ou congressos e coeditor de livros e capítulos de livros nacionais ou internacionais. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip