Jornadas do Mundo Rural 2018 regressam a Alcoutim

O município de Alcoutim e a Associação Cumeadas, irão realizar nos dias 2 e 3 de março, mais umas Jornadas do Mundo Rural.

As Jornadas terão início às 09h00, no Espaço Guadiana em Alcoutim, e contarão com a presença do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, bem como de inúmeros especialistas de renome nas temáticas relacionadas com o Mundo Rural. 

Este ano terá como temas centrais a Desertificação, a Floresta e a Agricultura.

Num debate moderado por Maria Costa Freitas, da Universidade do Algarve, as ‘Questões-Chave na Estratégia de Combate à Desertificação’ vão ocupar todo o primeiro dia das Jornadas do Mundo Rural, culminando com a tertúlia ‘Desertificação: Um Problema Multidimensional’.

As intervenções serão da responsabilidade de: Rui Rodrigues, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (‘Clima e Alterações Climáticas’); Conceição Gonçalves, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (‘Solos e Água’); Jorge Capelo, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e Membro do Centro de Investigação LEAF (‘Vegetação’); e Inocêncio Coelho, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (‘Questões Socioeconómicas’).

No sábado, dia 3 de Março, a Floresta e a Agricultura voltam a estar no centro das atenções em Alcoutim. Jorge Eusébio, da CCDR Algarve, vai moderar o debate sobre a ‘Floresta – Agentes Bióticos e Abióticos’, onde vão intervir: Nuno Guiomar, da Universidade de Évora (‘O Território’); Francisco Amaral, do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (‘A Importância das ZIF’); Hilário Cerqueira, da Guarda Nacional Republicana (‘Faixas de Gestão de Combustível’); e Norberto Santos, do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (‘Pragas e Doenças’).

A parte da tarde será inteiramente dedicada à Agricultura e às Adaptações Climáticas, num debate moderado por António Santa Maria, da Escola Superior Agrária de Beja. As intervenções serão de: Marina Resende, Associação Cumeadas (‘Espécies Autóctones’); José Fernandes, da Direcção Regional da Agricultura e Pescas do Algarve (‘Fitossanidade – Xilella Fastidiosa’); e José Nunes, da Associação de Produtores de Medronho do Barlavento Algarvio (‘Medronho’).

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip