Já são conhecidos os melhores vinhos do Alentejo

A Confraria dos Enófilos do Alentejo organizou, em colaboração com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), a IV edição do ‘Concurso Melhores Vinhos do Alentejo’.

A iniciativa pretende distinguir a qualidade da produção do Alentejo e dar a conhecer aos consumidores o que de melhor é produzido na região.

O concurso abrangeu 128 vinhos produzidos no Alentejo, certificados como Denominação de Origem Controlada Alentejo (DOC) ou Vinho Regional Alentejano (IG).

Não houve restrições quanto ao número máximo de vinhos por produtor, tendo apenas de estar devidamente engarrafados e legalmente rotulados, com informação relativa ao ano de colheita e ostentando os correspondentes selos de certificação.

Este ano foram avaliados 34 brancos, 4 rosés e 90 vinhos tintos.

O júri foi composto por jornalistas de vinho da Alemanha, Polónia e Portugal, por representantes da Associação Portuguesa de Enologia, da Associação Portuguesa de Escanções, da Comissão Vitivinícola Regional, da Universidade de Évora e da Confraria dos Enófilos do Alentejo.

Três foram os vencedores do Prémio de Excelência: Herdade Grande Tinto 2012, de António Manuel Baião Lança; Vinha D’Ervideira Colheita Selecionada Rosé 2015, da Ervideira Sociedade Agrícola Lda.; e Herdade do Perdigão Reserva Branco 2015, da Herdade do Perdigão.

Fonte: Notícias ao Minuto 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip