Inovação nacional em destaque nos Food & Nutrition Awards

O Food & Nutrition Awards (FNA), iniciativa de referência que reconhece as boas práticas, os projetos e os produtos inovadores no âmbito da indústria agroalimentar, anuncia os vencedores da 9ª edição, no próximo dia 16 de outubro.

food

A entrega de prémios vai ser realizada no âmbito da Conferência “Alimentação do Futuro”, no Dia Mundial da Alimentação, no Mercado da Ribeira, em Lisboa, que conta com a participação de Ross Dawson e Morgaine Gaye, dois prestigiados oradores internacionais, especialistas na análise das mudanças sucessivas no setor alimentar e líderes na apresentação e antecipação de novas tendências deste setor.

As perspetivas atuais e futuras de um setor marcado pela inovação, conhecimento científico e tecnologia, e influenciado pelos desafios das alterações climáticas, mudanças sociais, políticas e do comportamento do consumidor, vão estar em destaque por estes dois visionários.

Entretanto, são já conhecidos os finalistas aos Prémios FNA de 2018, das quatro categorias, que se distinguiram pela sua inovação e promoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis.

Na categoria de Produto Inovação, os finalistas deste ano são a ALGAplus, Cerealis Produtos Alimentares, Goldypan, Vitacress, Tété II – Produtos Lácteos, Companhia Alentejana de Enchidos Tradicionais e Mendes Gonçalves.

Em Investigação & Desenvolvimento, categoria que privilegia projetos científicos no meio académico ou empresarial, os finalistas são a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, a Associação Fraunhofer Portugal Research e o Instituto Superior de Agronomia, a par com o projeto do consórcio LAQV-REQUIMTE/FFUP e CIMO-IPB e os projetos individuais de Miriam Rodrigues dos Santos e de Cláudia Sofia Fonseca Marques.

Nesta categoria será ainda conhecido o vencedor do Prémio FNA-ANI, Born From Knowledge (BfK AWARDS) 2018, atribuído exclusivamente a projetos com origem em atividades de Investigação e Desenvolvimento.

DARIACORDAR & THE AD STORE, Cascais Ambiente (Empresa Municipal de Ambiente), IWPS Solutions, Associação Geoparque Arouca, Associação Fraunhofer Portugal Research, e o projeto individual de Paulo Nova, destacaram-se na votação do júri, sendo assim os finalistas da categoria Sustentabilidade Alimentar.

Na categoria Educação Alimentar que distingue projetos ou ações de educação e/ou sensibilização que promovam a adoção de hábitos alimentares saudáveis junto dos consumidores, os finalistas são a Liga Portuguesa contra o Cancro, Instituto Técnico de Alimentação Humana, Associação Geoparque Arouca, Farmácias Holon e Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo – EDMCB estão entre as escolhas do júri. O mesmo acontece com o projeto apresentado por Sandra Santos, “Papinhas da Xica”.

Sendo uma das principais iniciativas nacionais na promoção da alimentação e estilos de vida saudável, o Food & Nutrition Awards iniciou as conferências há oito anos atrás, em colaboração com a academia, relevantes associações do setor agroalimentar, empresas do setor agroalimentar e organizações não lucrativas, distinguindo ainda, todos os anos, os negócios e projetos inovadores no setor agroalimentar que contribuem para uma alimentação saudável.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip