Incêndios: Monchique quer descentralização na gestão e proteção florestal

O presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André, disse este sábado que vai pedir ao Governo a descentralização de competências a favor das autarquias sobre algumas matérias relacionadas com a gestão florestal e prevenção de incêndios.

O edil disse pretender avançar uma experiência piloto na área do ordenamento do território, gestão da floresta e prevenção estrutural de incêndios florestais a par da aplicação do regulamento do uso da floresta que a autarquia já tem pronto mas ainda não tinha colocado em vigor.

Em termos práticos, Rui André pretende que a autarquia possa ter conhecimento das diversas atividades turísticas, lúdicas ou de extração florestal que decorrem para as poder coordenar e harmonizar, ao mesmo tempo que permite criar faixas naturais de descontinuidade de fogo.

«O concelho de Monchique é muito extenso. Em 2003/2004 arderam mais de 40 mil hectares e agora arderam cerca de mil», explicou Rui André, sublinhando que a área total ardida na última semana, em Monchique e Portimão, deverá ser na ordem dos 2.200 hectares.

Recordando as condições do terreno e climatéricas sentidas durante o incêndio, o presidente da Câmara de Monchique considera que a área ardida só não é maior porque houve uma «grande mobilização de meios e a intervenção de todos os agentes da proteção civil».

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip