In Loco lança plano de ação para qualificar agricultores do Algarve Central

A In Loco vai lançar em janeiro de 2017 um plano de ação tendo em vista a disseminação de informação técnica, económica e organizacional relativa aos setores agrícola, agroalimentar e florestal.

agricultores

O «INFOAGRI – Informação Agrícola no Algarve Central» tem como principal objetivo «fortalecer os sectores primário e secundário, bem como qualificar as explorações agrícolas e as atividades económicas de base local», segundo a associação de desenvolvimento local algarvia.

Este plano de ação, financiado por Fundos da União Europeia, através do PDR 2020, vai abranger freguesias dos concelhos de Albufeira (Guia, Paderne), Faro (Santa Bárbara de Nexe, União de freguesias de Conceição e Estoi), Loulé (Alte, Ameixial, Boliqueime, Salir, São Sebastião, União de freguesias de Querença, Tôr e Benafim), Olhão (Pechão, União das freguesias de Moncarapacho e Fuseta), São Brás de Alportel, Silves (São Bartolomeu de Messines, São Marcos da Serra) e Tavira (Cachopo, Santa Catarina da Fonte do Bispo, União freguesias de Luz de Tavira e Santo Estêvão).

«O plano tem como base a realização de ações de informação em todas as freguesias, facilitando o acesso dos interessados. Com este trabalho, a In Loco pretende responder às necessidades das áreas agrícola, agroalimentar e florestal, detetadas no anterior Quadro Comunitário de Apoio, no âmbito de projetos desenvolvidos pela própria Associação, como o PROVE, o Cordão Verde ou do Plano de Aquisição de Competências e Animação – “Interior do Algarve Central”», resumiu a associação.

Também é intenção dos promotores da iniciativa a edição de um boletim informativo trimestral, de folhetos temáticos / técnicos, bem como de um guia de apoio ao enquadramento legal e fiscal da atividade agrícola.

Os agricultores do território abrangido irão ainda beneficiar de seminários temáticos sobre temas como o parcelário, identificação do beneficiário, apoio ao rendimento agrícola, Bolsa Nacional de Terras, medidas de apoio do PDR2020, microproduções/produções Locais, boas práticas agrícolas, enquadramento legal e fiscal e mercados locais e rentabilização das explorações agrícolas.

O plano prevê ainda a realização de um workshop, por concelho, sobre o apoio das atividades económicas de base local.

Com estas ações, a In Loco pretende atingir alguns objetivos, nomeadamente «capacitar tecnicamente os agricultores e empresários, sensibilizar e informar para a adoção de práticas agrícolas respeitadoras do ambiente, melhorar o desempenho dos agricultores e a eficiência das explorações ao nível ambiental e económico, reforçar a cooperação e associação entre produtores e entidades locais, procurando facilitar o acesso à informação para apoiar a instalação e funcionamento e valorizar as atividades, as produções agrícolas e a transformação dos produtos locais.

Fonte: Sul Informação 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip