I Congresso Ibérico do Milho: o desafio da descarbonização da agricultura está aí

No último dia do Congresso Ibérico do Milho, que terminou esta quinta-feira, em Lisboa, debateram-se temas cruciais para o setor do milho, entre eles, as alterações climáticas e os seus impactos na agricultura, a competitividade da produção de milho nos países do sul da Europa e os desafios que se colocam a Portugal no século XXI.

milho

Pilar Galon, do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação de Espanha, abordou o tema da produção de milho no país vizinho, sendo que este cereal «é uma das grandes culturas do setor agrícola espanhol e de grande importância também ao nível do regadio».

A responsável deu a conhecer os números espanhóis do setor ao nível da evolução da superfície e produção, os principais destinos de importação do país, bem como os preços médios praticados no mercado castelhano.

Entre as debilidades que atravessa o mercado em Espanha, a especialista destacou o elevado consumo de água e outros consumos ao nível dos custos de produção, preços pouco atrativos e o facto de haver outros países com produções mais competitivas.

Quanto às ameaças, a técnica do Ministério espanhol salientou uma «crescente concorrência internacional, novos cenários de alterações climáticas (escassez de água, fenómenos extremos, etc.), redução de água perante momentos de seca, volatilidade dos preços e dependência das suas importações». Contudo, a responsável realçou que há também oportunidades que o mercado «pode e deve aproveitar, nomeadamente, o desenvolvimento tecnológico (Agricultura de Precisão) e as vantagens da Política Agrícola Comum (PAC).

A estratégia nacional para os cereais

Luís Souto Barreiros, do Gabinete de Políticas Públicas (GPP), deu a conhecer as orientações essenciais da estratégia portuguesa para a promoção da produção de cereais. E começou com um alerta: «somos dos países que tem dos mais baixos níveis de autoaprovisionamento da Europa e do mundo ao nível dos cereais. E esta deve ser uma das nossas principais preocupações, já que está em causa as insuficiências alimentar e energética também».

Entre elas, destacou a necessidade de reduzir a dependência externa, consolidar e aumentar as áreas de produção, criar valor na fileira e a viabilização da atividade agrícola em todo o território.

Basicamente o que esta Estratégia sugere é simples: «produzir mais e melhor, melhorar a eficiência produtiva, reduzir os custos de produção, potenciar a inovação e a transferência de conhecimento, reforçar a organização de produtores e a interligação entre os agentes da fileira, promover ações de mitigação e adaptação às alterações climáticas e estabilizar e melhorar o rendimento dos agricultores».

Entre as medidas prioritárias a curto prazo, Souto Barreiros destacou a medida 1 da Estratégia (racionalizar os custos de energia, através de medidas de melhoria de eficiência energética), a medida 4 (acompanhar o processo de reconhecimento de OP), a medida 5 (simplificar o processo de licenciamento de infraestruturas hidráulicas), entre outras.

Já Margarida Oliveira, do ITQB, da Universidade Nova de Lisboa, abordou a questão das ferramentas biotecnológicas e as soluções inovadoras para a proteção de culturas.

«É preciso produzir mais para acompanhar o crescimento populacional e a melhoria da qualidade de vida das pessoas», disse.

A investigadora alertou também para a importância do potencial genético e para as questões ambientais para regular o crescimento e desenvolvimento da planta e lembrou os agricultores que «a maioria dos genes só funciona quando as proteínas certas se ligam entre elas».

Margarida Oliveira enumerou ainda algumas pragas e doenças que afetam a agricultura em Portugal e no mundo, no caso, os cereais. «40% da produção global agrícola mundial anual perde-se devido a pragas e doenças», alertou.

As alterações climáticas

As alterações climáticas foi outro tema em debate no Congresso. Cristina Lobillo Borrero, Chefe de Gabinete do Comissário Europeu para a Ação Climática e Energia, abordou a ação para o clima e energia na União Europeia e as prioridades da Comissão Europeia nesta matéria. No que respeita à Agricultura, setor incluído nesta Estratégia, para a responsável «é essencial que clima e agricultura sejam aliados neste combate».

milho

Cristina Lobillo Borrero

Por seu turno, Francisco Avillez, professor catedrático do ISA, e coordenador científico da AGROGES, abordou a importância do Roteiro para a neutralidade carbónica e os desafios para a agricultura portuguesa, que assumiu atingir a meta em 2050. São vários os setores incluídos neste roteiro: os transportes, a energia e a indústria, resíduos e águas residuais, agricultura, floresta e uso dos solos e a economia circular.

«À agricultura portuguesa irá caber um contributo significativo para a neutralidade carbónica através da redução das emissões de metano, de óxido nitroso e de dióxido de carbono resultantes das respetivas atividades de produção vegetal e animal», frisou Avillez.

O académico lembrou que atualmente as emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) com origem na Agricultura portuguesa resultam de 15,7% das atividades de produção vegetal, 61,5% das atividades associadas com o efetivo bovino leiteiro e não-leiteiro e 22,7% das atividades associadas com o restante efetivo animal.

francisco avillez

Francisco Avillez

«É, pois, fácil antever que uma futura descarbonização da agricultura portuguesa vai exigir um contributo muito mais significativo do setor animal do que do vegetal», concluiu.

Durante a tarde deste último dia de Congresso Ibérico do Milho esteve ainda em discussão a PAC pós 2020.

O I Congresso Ibérico do Milho realizou-se em Lisboa, nos dias 13 e 14 de fevereiro, e reuniu 632 agricultores e técnicos agrícolas.

Recorde-se que a cultura do milho na Península Ibérica ocupa uma área que ronda os 650 mil hectares.

O evento é uma organização conjunta da Anpromis - Associação dos Produtores de Milho e Sorgo de Portugal e da Agpme - Associação Geral dos Produtores de Milho de Espanha.

Leia a reportagem completa na edição n.º 30 da Revista AGROTEC.

Leia ainda:

«A causa principal dos incêndios em Portugal é a ausência de Agricultura»

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip