Horticultura: setor reúne-se durante três dias no Algarve

«A Agricultura Biológica tem futuro e o futuro é hoje!». Este é o mote do IV Colóquio Nacional de Horticultura Biológica, que se realiza de 17 a 19 de março, no Anfiteatro Verde da Universidade do Algarve, em Faro.

agricultura biologica

A iniciativa é da Associação Portuguesa de Horticultura, (APH) em parceria com a Universidade do Algarve e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.

O evento reúne mais de uma centena de profissionais do setor da Horticultura que, durante três dias, vão debater o potencial produtivo, económico e ambiental da agricultura biológica (AB).

Entre os muitos temas em reflexão destacamos os seguintes: material vegetal, propagação e melhoramento genético, tecnologia de produção, fertilidade e qualidade do solo e nutrição das culturas, estratégias de proteção das culturas, estratégias do programa PDR 2020 – Inovação, investigação e empreendedorismo em horticultura biológica, apoios à instalação de novos agricultores, Horticultura biológica e sociedade, pós-colheita, transformação e avaliação da qualidade de produtos biológicos, estratégia de produção, comercialização e marketing em agricultura biológica, perspetivas de mercado e oportunidades comerciais para os produtos biológicos.

O evento, considera a APH, «pretende ser um espaço de troca de conhecimento, de experiências e de debate que contribua para demonstrar o potencial produtivo, económico e ambiental da agricultura biológica, também designada pelo ministério da Agricultura por modo de produção biológico (MPB).

Os organizadores sublinham que «este modo de produção agrícola tem vindo a crescer na União Europeia nos últimos dez anos a uma taxa média anual de 8% em área e de 11,6% em mercado, ultrapassando em 2012 os 20.000 milhões de euros em vendas».

No mesmo ano, salienta a comissão organizadora, a agricultura biológica ocupava em Portugal 226.425 hectares, distribuídos por 2.885 produtores, principalmente pelo Alentejo, Beira Interior e Trás-os-Montes, sobretudo pastagens e olival.

«A área de hortofrutícolas e de vinha é muito baixa, devido a maior dificuldade técnica e pela falta de experimentação e divulgação nestas culturas em agricultura biológica em Portugal. É um potencial de produção e valorização agrícola que o país deve aproveitar. A agricultura em MPB encontra-se num contexto difícil, com alterações legislativas a nível europeu mais restritivas e a premente necessidade de reduzir custos de produção», sustenta a APH.

Saiba mais sobre este assunto aqui:

Faro recebe Colóquio Nacional de Horticultura Biológica em 2016 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip