Histórico produtor Filipetti regressa a Portugal pela mão da Vinalda

O histórico produtor italiano de vermutes e espumantes Filipetti, quase a comemorar 100 anos, é agora distribuído pela Vinalda em Portugal.

«Com esta parceria, alargamos o nosso portefólio a espumantes de duas prestigiadas regiões demarcadas – Asti e Prosecco –, muito apreciadas pelos consumidores portugueses, e também aos genuínos e tradicionais vermutes de Piemonte», afirma o diretor-geral da Vinalda, José Espírito Santo.

Filipetti é uma casa fundada em 1922 por Giovanni Giuseppe Filipetti, um grande enólogo de Piemonte, em Canelli, uma das mais famosas zonas em que a casta Moscato, apta para a produção de Asti DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), é muito ‘acarinhada’ pelo tempo quente, exposição solar e solo fértil. A empresa foi uma das primeiras a produzir vermutes na região, mas sobretudo espumantes, que eram, e continuam a ser, a sua principal vocação.

A Filipetti foi comprada pela Perlino nos anos 90 e é líder na produção de vinhos espumantes e vermutes. Edoardo Laugieri CEO do grupo afirma que «esta nova parceria é muito relevante para a Filipetti. Podemos agora beneficiar da rede comercial e dos conhecimentos especializados da Vinalda para crescer no mercado português».

Por seu lado, Montse Portela, export Area Manager assegura que «a escolha da Vinalda como parceiro exclusivo da marca Filipetti foi avaliada com grande atenção. A Vinalda é uma empresa muito bem estruturada e esperamos que esta parceria traga grandes resultados para a marca Filipetti em Portugal».

Giovanni Giuseppe Filipetti contribuiu para tornar a Asti DOCG o que é hoje: conhecida e apreciada em todo o mundo. Já a DOC para o Prosecco foi estabelecida em 2009, em Veneto. A partir daí o Consórcio do Prosecco não permite o engarrafamento de Prosecco fora da Região de Veneto, exceção feita para as empresas que o produziam desde longa data, entre as quais a Perlino/Filipetti. É por isso que a Filipetti tem espumante Prosecco DOC, elaborado maioritariamente com a casta Glera, como estabelece a Denominação de Origem Controlada.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip