Há milho transgénico na broa portuguesa

broa de milho

A tradicional broa de milho, um produto simbólico da gastronomia regional portuguesa, está a ser feita em parte com milho geneticamente modificado, sem que o consumidor tenha disso qualquer conhecimento.

Análises a amostras recolhidas nalguns pontos do país revelam que nos distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo há broa com milho transgénico em quantidades que obrigam a uma rotulagem específica, dizendo que o produto contém organismos geneticamente modificados (OGM).

Mas não há rotulagem, nem as panificadoras parecem saber que na farinha que usam há uma dose de milho cujos genes foram artificialmente modificados.

O Ministério da Agricultura e do Mar está a investigar esta situação, a primeira do género a ser detetada desde a aprovação de legislação sobre a rotulagem de produtos transgénicos em Portugal, em 2004.

O caso foi revelado no âmbito de uma projeto cientifico europeu, o programa Price, envolvendo vários países e destinado a avaliar se as medidas para manter OGM e não-OGM separados são eficazes, quando isto é necessário.

Segundo a legislação europeia, qualquer produto que tenha na sua composição mais de 0,9% de material transgénico tem de ter no seu rótulo ou no expositor onde está a ser vendido a mensagem: «Este produto contém organismos geneticamente modificados».

Em 16 amostras de broas de milho avaliadas por investigadores da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém, sete superavam aquele limite.

A percentagem de OGM nas broas chegava a 5% no distrito do Porto, 10% em Viana do Castelo e 12% em Braga.

Nas amostras, foi detetada a presença de dois tipos de modificação transgénica do milho.

Um deles é o MON810, desenvolvido pela empresa internacional de agricultura e biotecnologia Monsanto e o único autorizado para cultivo na União Europeia. Este milho contém um gene de uma bactéria que faz com que a planta produza ela própria um insecticida contra a broca – uma lagarta que afeta seriamente as plantações.

A outra modificação genética é a do milho NK603, também da Monsanto, resistente ao herbicida glifosato, o mais utilizado na agricultura em muitos países. Embora não possa ser plantado na UE, este milho pode ser importado e utilizado em produtos para alimentação humana e animal.

Os resultados das análises foram enviados no final de janeiro ao Ministério da Agricultura e do Mar. «Assim que tivemos conhecimento, acionámos um plano específico. Estamos no terreno com a ASAE e as direcções regionais de Agricultura», afirma Paula Carvalho, subdiretora da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária.

O Ministério da Agricultura está a fazer uma análise a toda a cadeia do milho nos distritos onde foram detetadas broas com OGM. Vão ser feitas análises a mais 90 amostras, seja de grãos, farinhas e broas, em armazenistas, moagens, panificadoras e padarias.

Está também a ser feito um controlo documental, para avaliar se a informação sobre a presença de OGM no milho existe e se foi transmitida entre cada elo da cadeia.

«O que necessitamos de saber é de que farinha foram feitas as broas, onde foram processadas, de onde veio o milho», explica Paula Carvalho. «O que falhou foi a traceabilidade e a rotulagem. O nosso objetivo é saber onde falhou», completa.

Em todas as análises efetuadas pelos investigadores da Escola Superior Agrária surgem, simultaneamente, as modificações genéticas do MON810 e do NK603. E há um milho transgénico, também da Monsanto, que contém ambas transformações na mesma planta. Está autorizado na UE para a alimentação humana e animal, mas não para o cultivo.

Por isso, o mais provável é que a origem dos OGM nas broas seja um milho importado. «De outra forma, seria muita coincidência que todas as amostras dessem positivas para ambos os genes», afirma Paula Carvalho. «Estamos convencidos de que esta situação não tem a ver com milho cultivado em Portugal», completa.

Fonte: Público 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip