Green Project Awards 2015: Cantinho das Aromáticas e Biovivos distinguidos

green

Inspira Santa Marta Hotel, Cabaz do Mar, Câmara Municipal da Amadora, CTT, Escola Secundária João de Araújo Correia, Detergentes Verdes e Associação Cais são os grandes vencedores da 8.ª edição dos prémios Green Project Awards (GPA) 2015 em Portugal.

Foram distinguidas ainda várias entidades em sete categorias distintas: Agricultura, Mar e Turismo; Gestão Eficiente de Recursos; Consumo Sustentável; Investigação e Desenvolvimento; Iniciativa Jovem; Iniciativa de Mobilização; Produto ou Serviço.

Durante a cerimónia de entrega dos galardões aos vencedores do GPA 2015, destaca-se a atribuição do Prémio Jerónimo Martins/GPA – Investigação e Desenvolvimento Sustentável e do Prémio GPA EDIA – Boas Práticas em Alqueva.

O primeiro é resultante da parceria estabelecida entre o GPA e o Grupo Jerónimo Martins, na categoria Investigação e Desenvolvimento Sustentável, em que a empresa de distribuição atribuirá uma bolsa monetária, no valor de 20.000 euros, ao projeto vencedor.

Este prémio tem como objetivo promover a investigação e o desenvolvimento de produtos, serviços, projetos ou processos que tenham nos seus objetivos contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Agricultura e Consumo Sustentável

Dos mais de 100 projetos recebidos nesta edição, o júri do GPA presidido pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela Quercus, distinguiu na Categoria Agricultura, com uma menção honrosa o Cantinho das Aromáticas (Lotes Reserva).

A colheita seletiva das partes terminais das espécies Limonete, Erva-príncipe, Hortelã-vulgar e tomilho-limão foi feita durante o ano de 2013 e foram testadas diferentes temperaturas e tempos de extração, em infusão, com o objectivo de potenciar a experiência sensorial para o consumidor.

A produção de plantas aromáticas da empresa é certificada em modo de produção biológica num agrossistema urbano único do género em toda a Europa Ocidental, que beneficia diretamente a comunidade circundante.

Já na categoria Consumo Sustentável, destaque para o ACDPM | Cabaz do Mar – Rede de Suporte Social e de Proximidade em Prol da Valorização dos Produtos da Pesca Locais, que venceu naquela categoria.

O “Cabaz do Mar”, projeto pioneiro em Portugal, surgiu da necessidade de valorizar e escoar o pescado de baixo valor comercial na região de Odemira. O conceito baseia-se no agrupamento da oferta através da associação de pescadores. Num compromisso mutuo entre os produtores que se envolvem diretamente como agentes no mercado, reduzindo os intermediários e garantindo um fornecimento regular de 3kg de espécies capturadas por artes de pesca sustentáveis.

O consumidor tem a oportunidade de se tornar “acionista” da captura das embarcações de pesca definindo a regularidade com que quer receber o pescado de uma lista de 34 espécies, indicando apenas três que não quer consumir. A maior parte dos 122 clientes está fidelizada e é regular, encomendando mais do que uma vez por mês.

Também a Biovivos foi reconhecida na categoria Consumo Sustentável com uma menção honrosa. O projeto surgiu em abril de 2014 com o objetivo de produzir vegetais localmente com o melhor nível de nutrição e sustentabilidade possível. Pretende-se espalhar micro-estufas (18 m2) pela cidade para produção de biovivos e entregas locais, criando um emprego local e sustentável por cada micro-estufa implementada. Resumindo, produzir os vegetais mais nutritivos com o melhor nível de sustentabilidade.

Os galardões foram entregues aos vencedores pelas mãos de alguns representantes do atual Governo nomeadamente do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro, do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Wengorovius Meneses.

O GPA Portugal conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, com o apoio institucional da Comissão Europeia e da CPLP – além do Governo de Portugal e das principais organizações não-governamentais, organismos do associativismo empresarial e especialistas setoriais. Presente em Portugal, Brasil e Cabo Verde, ao longo das suas sete edições, o Green Project Awards já distinguiu mais de 100 projetos em Portugal, num total de 1000 candidaturas.

A 8ª edição foi patrocinada pelas Águas de Portugal, Caixa Geral de Depósitos, Continente, Jerónimo Martins, REN, Sociedade Ponto Verde e contou com o apoio da Dalkia, ADENE e LIPOR. O e-up da Volkswagen é o carro oficial da cerimónia de entrega de prémios. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip