Grandes ideias para pequenos frutos

Foram cerca de 250 os participantes do Seminário Pequenos Frutos que, no passado dia 24 de janeiro de 2013, encheram o auditório da Lipor.

A enorme afluência explica-se, naturalmente, pela ânsia de conhecimento que o cidadão comum, mas também o produtor ,ainda tem sobre este mercado em expansão. A fileira dos pequenos frutos desperta, neste momento, um imenso interesse e origina, por conseguinte, inúmeras questões.

O seminário contou com figuras de proa do setor, que disponibilizaram os seus conhecimentos perante uma atenta e ávida plateia. Graham Moore, da Haygrove, ou José Martino, da Espaço Visual, foram alguns dos oradores que abrilhantaram o primeiro painel, onde se falou essencialmente de estratégias e desafios em torno do mercado dos pequenos frutos. Ainda da parte da manhã, foram discutidas e aprofundadas noções relativas ao controlo de pragas, bem como a importância da fertilização em culturas de pequenos frutos. Esta última comunicação foi apresentada por Luís Ángel Lopez, representante da Yara.

O período da tarde serviu para analisar a importância da tecnologia ao serviço da agricultura, como foram os exemplos deixados pela Isagri e também pela Optimus Connect.

O último painel serviu para discutir alguns tipos de estruturas que podem ser escolhidos na produção de pequenos frutos. Tim Crossman, da Haygrove, conduziu uma comunicação que versou sobre a importância da escolha do túnel certo, no que à produção de pequenos frutos diz respeito. Houve ainda tempo para Rui Marques, da Cotesi, explicar as funções dos agrotêxteis na proteção de culturas. Segundo o próprio, é importante preservar e acautelar “a sobremesa dos pássaros”, - numa referência aos pequenos frutos - protegendo-a de eventuais predadores.

Para além destas, houve ainda outras comunicações que pretenderam dar um esclarecimento completo àqueles que hoje em dia olham para a produção de pequenos frutos como uma oportunidade de negócio ou mesmo uma paixão para continuar a alimentar. Se pretender obter mais informação acerca do que foi dito e discutido, pode descarregar as comunicações do Seminário Pequenos Frutos no link: http://seminariopequenosfrutos.wordpress.com, escolhendo a opção “Comunicações”.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip