Governo pretende criar “contribuição especial para a floresta”

O secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, disse que o Governo quer criar uma «contribuição especial para a floresta», chamando a indústria a intervir.

floresta

«Vamos chamar a indústria àquilo que é a responsabilidade que tem no apoio ao setor florestal. Chamar a indústria significa, acima de tudo, dizer-lhes que é importante que possam estar cada vez mais próximos da produção», defendeu Miguel Freitas.

Segundo o secretário de Estado das Florestas, «um dos grandes problemas do setor florestal é a indústria ter virado costas à produção. Temos de dizer insistentemente à indústria que tem de contribuir mais para que a gestão florestal seja uma gestão profissionalizada e mais capacitada».

Miguel Freitas falava na abertura da Conferência “Reforma da Floresta — Capacitação dos Agentes e Dinâmicas Institucionais”, promovida pela Forestis — Associação Florestal de Portugal. «Vamos criar os planos poupança florestal que são também um elemento fundamental para ajudar o financiamento do setor florestal», sublinhou.

O secretário de Estado elencou um conjunto de medidas que o Governo tomou e pretende tomar para o setor florestal, naquilo que definiu como «assumir riscos, derrubar barreiras e fronteiras, inovar modelos e restabelecer a confiança de novo no setor florestal».

«Neste momento estamos já a discutir, em reunião de secretário de Estado, uma nova figura em Portugal: o jovem empresário rural», disse, esclarecendo que se trata da possibilidade de «os jovens que se querem dedicar à floresta poderem vir a beneficiar de ajudas muito específicas para o fazer e equipará-los aos jovens agricultores em Portugal».

Nos próximos dois anos, de acordo com Miguel Freitas, será concretizada toda a rede de defesa da floresta contra incêndios em matéria de rede primária, apontando a criação «das faixas de introdução de combustível em mais de oito mil quilómetros em Portugal».

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip