Governo já abriu 28 novos mercados para produtos agrícolas portugueses

O ministro da Agricultura diz que as exportações são uma «prioridade» do Governo, que já abriu 28 novos mercados para 83 produtos agrícolas e pecuários portugueses e até 2020 quer equilibrar a balança agroalimentar portuguesa.

maca

«Desde que tomei posse», em novembro de 2015, «o Governo abriu 28 novos mercados para 83 diferentes produtos agrícolas e pecuários» e, atualmente, tem «em negociação a abertura de outros 55 novos mercados para 199 produtos», afirmou Luís Capoulas Santos, em Beja, na sessão de abertura da edição deste ano da feira de agropecuária Ovibeja, que é dedicada à promoção internacional dos produtos agroalimentares alentejanos.

Por outro lado, indicou o ministro, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, as exportações agrícolas portuguesas «voltaram a bater um novo recorde, 15,7%, que é um valor extraordinário».

«Naturalmente que esta é a dinâmica certa», frisou, referindo que um dos objetivos do Governo é «equilibrar» em valor e até 2020 a balança agroalimentar portuguesa, que, atualmente, «ainda tem um défice na ordem dos três mil milhões de euros».

Em declarações aos jornalistas, Luís Capoulas Santos reconheceu tratar-se de «um exercício difícil, já que, com a elevação do poder de compra dos cidadãos, um outro objetivo do Governo, também tendem a subir as importações, o que obriga a um esforço acrescido de aumento das produções para substituir importações e alavancar ainda mais as exportações».

«É necessário prosseguir o ritmo crescente das exportações, porque também elas substituem importações, mas, não há bela sem senão, quando se eleva o poder de compra dos cidadãos, tendem a disparar as importações e torna-se ainda mais exigente o esforço de crescer nas exportações para anular esta diferença», sublinhou.

No entanto, frisou Capoulas Santos, «creio que os agricultores portugueses finalmente conseguiram ultrapassar aquele aparente trauma de ultrapassar as fronteiras e é cada vez mais importante e diferenciador o número de produtos que exportamos e são cada vez mais conhecidos pela sua qualidade».

«Só uma agricultura competitiva pode penetrar nos exigentes mercados internacionais», defendeu o ministro, referindo que há produtos portugueses que já «conquistaram» espaços nos mercados comunitário e extracomunitário e outros que «estão ainda numa fase incipiente».

A título de exemplo, Luís Capoulas Santos lembrou que este ano iniciou-se a exportação de animais vivos portugueses, «o que é de uma enorme importância para a elevação dos preços e para a viabilidade da economia de sequeiro, já que o Alentejo não é só regadio».

«É necessário olhar para todas as componentes da agricultura para abastecer o mercado interno, mas também para exportar» e com o objetivo de «equilibrar» a balança agroalimentar portuguesa, rematou.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip