Governo da Madeira pede ajuda à UE para produção de vinho

O Conselho do Governo da Madeira decidiu propor à União Europeia (UE) uma majoração de 35% da ajuda à produção de uvas da casta Terrantez, usada no fabrico de vinho da Madeira, passando de 1000 euros por tonelada para 1350 euros.

A resolução resulta da necessidade de preservar e incentivar a produção de algumas castas tradicionais do vinho Madeira, que continuam a apresentar quantidades médias anuais inferiores à que o mercado expressa.

«Neste sentido, o Conselho de Governo decidiu aprovar o diploma relativo ao aumento da produção e valorização da casta Folgasão (Terrantez), dando prioridade às candidaturas que contemplem plantações com esta casta», explicou a secretária da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal, porta-voz da reunião.

Ainda no âmbito do setor primário, o executivo aprovou a estrutura de missão para o Programa de Desenvolvimento Rural (Proderam 2020), que define as prioridades da Madeira no que respeita à utilização de 205 milhões de euros de fundos públicos, disponíveis para o período de sete anos de 2014-2020, 179 milhões de euros do orçamento da União Europeia e 25 milhões de cofinanciamentos nacionais.

«O principal objetivo do programa é aumentar a sustentabilidade do sector agroflorestal da região da Madeira, promovendo a competitividade da produção agrícola local e a restauração, preservação e melhoria dos ecossistemas», disse Rubina Leal.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip