Governo apoia candidatura das Caves de Vinho do Porto a Património Mundial

A secretária de Estado da Cultura, Isabel Botelho Leal, afirmou que o Governo vai apoiar a candidatura das Caves do Vinho do Porto a Património da Humanidade.

caves

«Vamos apoiar esta candidatura porque vai ser benéfica para a região e para o país», disse a governante, à margem de uma visita ao Centro Português de Fotografia, no Porto.

Em novembro de 2015, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, adiantou querer apresentar, neste verão, a candidatura das Caves de Vinho do Porto a Património da Humanidade.

A equipa que irá preparar a apresentação da candidatura, que pretende incluir o centro histórico de Gaia ocupado pelas Caves de Vinho do Porto, já foi constituída, estando já concluído o estudo de ordenamento do território naquele espaço.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, também já se mostrou disponível a ajudar Gaia no processo de candidatura.

Isabel Botelho Leal realçou que esta candidatura vai ser «boa» para promover, ainda mais, o país e a região lá fora, numa altura em que o número de turistas tem aumentado «exponencialmente». «Quanto mais poderemos oferecer melhor», disse.

A candidatura está a ser preparada desde 2003, tendo em janeiro desse ano a direção da AEVP reunido com o então presidente da câmara, Luís Filipe Menezes, para discutir a candidatura a Património Mundial das caves, proposta pela autarquia.

Em 2006, o Governo socialista da altura apoiou a candidatura das Caves do Vinho do Porto a Património Mundial da Humanidade. A então ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, considerou que o projeto tinha condições para ser aceite pela UNESCO.

Fonte: Lusa

Saiba mais sobre este assunto aqui:

Caves do Vinho do Porto candidatas a Património da Humanidade em 2016

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip