Gestão e valorização de efluentes vitivinícolas no Sudoeste Europeu em debate

A 28 de novembro, no Régia-Douro Park, em Vila Real, terá lugar o workshop WETWINE - Sistemas inovadores na gestão e valorização de efluentes vitivinícolas no Sudoeste Europeu.

Evento tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pelas empresas e centros de investigação de Espanha, França e Portugal, bem como aspectos legais no domínio do tratamento de efluentes nas adegas.

Este é já o terceiro evento de divulgação do WETWINE, promovido, em Portugal, pela ADVID.

A associação salienta que «a gestão de efluentes gerados pela indústria vitivinícola supõe um importante impacto económico para as adegas, bem como um problema ambiental, em todo o território do Sudoeste Europeu».

Na tentativa de respostas para uma gestão eficiente e valorização dos efluentes vitivinícolas, surge o projeto WETWINE.

Trata-se de um projecto financiado por fundos FEDER, do programa Interreg Sudoe, formado por um consórcio de 8 entidades de França, Portugal e Espanha: a ADVID, o Instituto Galego de Qualidade Agrária (INGACAL), a Associação de Investigação Metalúrgica do Noroeste (AIMEN), a Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), a Fundação Empresa-Universidade Galega (FEUGA), Direcção Geral de Agricultura e Pecuária (DGAGRIOJA), Instituto Francês da Vinha e do Vinho (IFV) e o Instituto Nacional de Investigação Agronómica (INRA).

O evento tem o Alto Patrocínio da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória aqui

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip