Fundão vai ter um Centro de Biotecnologia de Plantas

A Câmara do Fundão vai avançar com a construção de um Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior.

O concurso público para a obra, que custará dois milhões e meio de euros, foi lançado na última semana e prevê a construção de uma área de incubação de empresas, e de acordo com o município, deverá contribuir para a criação de cerca de 200 postos de trabalho.

Além da área de incubação empresarial, o Centro de Biotecnologias de Plantas da Beira Interior integra ainda um Centro de Investigação e Desenvolvimento, cuja criação já está a ser levada a cabo no âmbito de uma parceria entre o município fundanense, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e a Universidade da Beira Interior.

A área laboratorial fica instalada na Escola Agrária do IPCB e a área experimental será desenvolvida no Parque Agroalimentar Gardunha Sul, na freguesia da Soalheira, concelho do Fundão, local em que também ficará instalada a componente de incubação de empresas.

Com financiamento europeu aprovado a 85%, o centro contará com 30 hectares de terreno e ficará preparado para a produção de vários milhares de plantas por ano, designadamente florestais, frutícolas, bem como aromáticas e medicinais.

Paulo Fernandes, presidente da Câmara do Fundão, considera esta «uma aposta estratégica, porque permitirá atrair empresas e investidores», além de «acrescentar valor à fileira frutícola» da região.

Segundo adiantou, a autarquia também está já a desenvolver contatos «a nível do mercado nacional e internacional» no sentido de cativar empresas que ali queiram fixar a respetiva atividade e investigação.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip