FSC® promove incentivos para a valorização dos Serviços dos Ecossistemas

O Forest Stewardship Council (FSC) ajuda a cuidar das florestas do mundo há mais de duas décadas, garantindo que as florestas são geridas de forma responsável.

Agroflorestal

Para além dos seus bens e produtos, a floresta providencia muitos outros benefícios. Os serviços dos ecossistemas reflectem o verdadeiro valor da floresta, e estão associados à conservação da biodiversidade, sequestro e armazenamento de carbono, conservação do solo, qualidade dos recursos hídricos e serviços de recreio e lazer. Os serviços dos ecossistemas são assim um dos verdadeiros aliados quando realizamos a nossa vulnerabilidade aos efeitos das alterações climáticas.

As empresas enfrentam crescente pressão para garantir a sustentabilidade dos seus abastecimentos e operações, e precisam de ferramentas para poder comunicar como suportam impactos positivos, dando cumprimentos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

Reconhecendo a importância de valorizar os Serviços dos Ecossistemas, e com base numa certificação reconhecida internacionalmente, o FSC desenvolveu novas ferramentas que permitem aferir a preservação dos benefícios naturais, incentivando e recompensando os gestores florestais que promovem uma gestão florestal responsável.

O Procedimento dos Serviços dos Ecossistemas do FSC, é assim um modelo de incentivo económico adicional para gestores florestais certificados, e uma forma concreta e reconhecida para a protecção e o restauro de serviços de ecossistema florestais.

Como funciona?

Quantificar: com esta metodologia, os gestores florestais certificados pelo FSC podem demonstrar os impactos positivos das suas actividades de gestão florestal nos serviços ecossistémicos;

Transparência: os impactos são verificados por auditores externos e é elaborado um relatório de auditoria;

Alegações: Governos, Investidores e Empresas, poderão ter a garantia de que os projectos que apoiam estão a contribuir para a preservação dos serviços dos ecossistemas e fazer alegações sobre esses impactos verificados;

Agregar valor: vendedores e compradores de activos ambientais (por exemplo, créditos de carbono) de florestas certificadas pelo FSC, poderão aumentar o valor desses activos adicionando informações sobre os impactos nos restantes serviços do ecossistema.

O Procedimento dos Serviços dos Ecossistemas do FSC, fornece assim dados reais, auditados e georreferenciados, sobre o impacto dos investimentos realizados em projectos desta natureza.

O FSC Portugal, em colaboração com os Titulares de Certificado a nível nacional, dispõe já de algumas áreas identificadas, onde foi aferido o potencial para a verificação do impacto da gestão florestal ao nível da conservação da biodiversidade, sequestro e armazenamento de carbono, conservação do solo, qualidade dos recursos hídricos e serviços de recreio e lazer.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip