Frulact investe €18 milhões em fábrica no Canadá

A empresa portuguesa Frulact, especializada em preparados à base de fruta para a indústria alimentar, vai investir 18 milhões de euros numa nova fábrica do Canadá , geografia escolhida para reforçar a ligação ao mercado norte americano.

frulact

«A Frulact definiu o mercado norte americano como prioritário para suportar a sua estratégia de crescimento e globalização» devido ao seu potencial, diz João Miranda, presidente da Frulact, acrescentando que este é já o terceiro continente «onde estaremos presentes com instalações industriais».

Para já, o mercado norte americano tem um consumo de iogurte, por exemplo, três vezes abaixo da média europeia e, por isso mesmo, João Miranda acredita «no potencial de crescimento» e quer dar cartas neste segmento.

Questionado sobre a aposta no Canadá, o presidente da Frulact explica que a decisão resulta de um percurso de cinco anos, «com a formação de equipas especializadas em áreas chave, a interagir com o mercado norte americano, e a conhecer as suas reais características e especificidades. Foi feita uma análise desde o consumidor aos nossos concorrentes, e foi com esse conhecimento, que decidimos investir no Canadá», mais concretamente em Kingston, a poucos quilómetros da fronteira da Costa Leste, explica, admitindo contudo que foram estudadas outras geografias antes de fechar a localização final da nova fábrica.

Esta nova unidade vai produzir ingredientes para incorporação em produtos lácteos, gelados, pastelaria, bebidas e molhos, explica o responsável.

Quando a nova unidade estiver concluída a Frulact contará com sete unidades: duas fábricas na Covilhã, uma em França, duas em Marrocos e uma na África do Sul.

«Temos sede na Maia, com 140 pessoas, onde temos também o FRUTECH – Centro de IDI de suporte ao Grupo (com 45 técnicos). Esta é a estrutura de suporte a todas as nossas plataformas industriais», especifica João Miranda.

A Frulact está também a estudar um investimento uma nova fábrica nos próximos anos mas ainda não está definida a sua localização. Em 2017 o grupo Frulact empregará cerca de 700 pessoas, revela ainda o presidente do grupo.

Questionado sobre os resultados financeiros do grupo em 2016, João Miranda revela que a faturação chegará aos 110 milhões de euros mas escusa-se a avançar previsões de crescimento para 2017.

A Frulact já produz fora de Portugal cerca de 50% do seu volume de negócios. Desta produção, 95% é direcionada para exportações, principalmente para a Europa e para o Médio Oriente.

Fonte: Dinheiro Vivo 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip