Fruit Attraction 2020: O evento que pretende ser um apoio para a reconstrução

A Fruit Attraction 2020 acontece entre 20 a 22 de outubro com a Flower & Garden Attraction e com o seu novo projeto, a Fresh Food Logistics, que oferece soluções para toda a cadeia de frio. A feira acontece pelo 12º ano consecutivo e irá incorporar novos elementos no seu formato, com o objetivo de servir de ponto de apoio para promover a reconstrução das relações comerciais internacionais no setor de frutas e legumes prejudicadas pela pandemia sanitária. 

Fruit Attraction 2019

A confiança do setor como um todo, e o apoio da comunidade internacional da Fruit Attraction para acelerar a recuperação, permitiram à feira registrar um aumento de 5% nos registos de participação quando comparado com as mesmas datas do ano passado.

«Temos a responsabilidade de celebrar a Fruit Attraction 2020 juntos. Estou certo de que, quando fechar as suas portas a 22 de outubro, todos os chefes das empresas participantes terão orgulho de ter contribuído para a reconstrução das relações comerciais internacionais de toda a fruta e cadeia de valor do setor de hortaliças. Durante estes meses, em que temos enfrentado a Covid-19, o nosso setor agroalimentar mostrou, e continuará mostrar à comunidade, os seus pontos fortes, reafirmando-se como um setor estratégico e fundamental para a confiança da nossa estrutura social», defende o diretor da feira, Raúl Calleja.

Jorge Brotons, presidente da Fepex e da Comissão da Organização, acrescenta que «A Fruit Attraction será um grande tributo e reconhecimento a todos os profissionais do setor de frutas e legumes que trabalham intensamente no campo, na manutenção dos alimentos, nas fábricas, na logística, na distribuição, na comercialização, nos armazéns e nos pontos de venda por todo o mundo durante estes meses de confinamento e incerteza».

O IFEMA e a Comunidade de Madrid concordaram em desmontar em maio o hospital de campanha nas suas instalações. Tal permitirá que os projetos de manutenção e investimentos programados para os meses de verão sejam realizados, garantindo que a infraestrutura esteja em ótimas condições para retomar as atividades em setembro. As novas condições que o IFEMA implementará nos próximos meses incluem serviços como uma solução térmica para medir a temperatura corporal, que será incorporada para ajudar a monitorizar as pessoas que acessem ao local.

Novas medidas de segurança e distanciamento social

Ciente do período de incerteza que vivemos, mas no contexto de ter que gerar oportunidades comerciais para atender à procura e oferta internacional de frutas e legumes, acompanhar as empresas no novo cenário de investimentos e minimizar os riscos associados à participação no evento, o trabalho já está em andamento.

O evento será, provavelmente, menos social, isto para preservar a saúde e a segurança dos participantes (gestão de acesso e limites de capacidade, monitorização de temperatura, medidas higiênico-sanitárias, entre outros). Isso significa deixar de agrupar muitos visitantes para um modelo de evento focado nos processos de compra e venda e apresentar novos desenvolvimentos, inovações e know-how para este novo cenário de mercado e consumo. Três dias durante os quais o setor se reúne para gerar e desenvolver relacionamentos comerciais, em formato digital e presencial, melhorando a qualidade do perfil do comprador. Três dias de compras e vendas internacionais, acordos de fornecimento, planeamento de campanhas, notícias, fóruns e debates presenciais e virtuais, todos a aproveitar a tecnologia 5G da IFEMA.

A Fruit Attraction 2020 será realizada num momento em que visitantes de vários países poderão participar pessoalmente do evento. Outros irão estar presentes digitalmente, através de um novo serviço B2B-eMeeting (videochamadas de 30 a 45 minutos numa plataforma disponível para smartphones e computadores) , com agendas previamente combinadas ou espontâneas entre empresas expositoras e compradores de todo o mundo, que fazem parte de toda a comunidade digital da Fruit Attraction. Isso permitirá à feira apresentar novos fluxos de valor para clientes que não podem comparecer.

O intenso programa especializado de congressos, conferências, debates, apresentações de empresas, entre outros, também irá ocorrer em um formato misto e vai iniciar-se virtualmente com o "Virtual Fruit Forum", que acontece a 14 de outubro. Em seguida, haverá eventos digitais diários com conteúdo de alto valor até ao início do evento. que irá receber o Biofruit Congress 2020.

Todos os espaços para conferências, áreas comuns, áreas de trabalho e o layout da feira são projetados e planeados para atender a todos os protocolos sociais e de higiene estabelecidos pelas autoridades, com sistemas de controlo e gestão de capacidade, garantindo a saúde e segurança de todos os participantes do evento, que anteriormente receberão um Guia de Recomendações Comportamentais Pós-Covid-19.

Otimizar custos, minimizar riscos e simplificar a montagem dos expositores para as empresas participantes será outro dos pilares estratégicos da Fruit Attraction 2020. A organização irá disponibiliz dois tipos de expositores modulares personalizáveis, Basic e Premium, que são inclusivos e incluem 3 Premium Conexões WIFI, para gerir com eficácia as videochamadas com os compradores remotos participantes. Este serviço também está incluído para todos os expositores que participam em stands personalizados.

O Diretório de empresas participantes on-line terá um papel de liderança, pois será essencial para identificar empresas, produtos, notícias, contatos, agenda e serviços de eMeeting, para todos os visitantes que não puderem comparecer pessoalmente ao evento

O registo de inscrição para as empresas continua aberto.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip