Fruit Attraction 2019: Evento consolida-se como referência mundial para o setor da hortofruticultura

Organizada pela IFEMA e pela FEPEX, a Fruit Attraction 2019, que se realizou de 22 a 24 de outubro, apresentou a maior e mais completa de todas as suas edições, com a participação de 1 770 empresas de 58 países, com um aumento de 9% em relação a 2018, e uma ocupação de 55 938 metros quadrados líquidos de oferta setorial, mais 10% do que na última convocatória.

O aumento dos participantes internacionais na Fruit Attraction registou-se em 23%, sendo os participantes europeus os mais numerosos, representando 65% dos assistentes, com um crescimento de 16% em relação ao ano anterior. O maior aumento foi registado pela América Latina e Caraíbas, com mais 47% de visitantes, a que se seguiram os chegados da América do Norte, com um aumento de 31%, do Médio Oriente, com um crescimento de 21%, e dos países não comunitários, com mais 20%. 

De igual modo, os visitantes do programa Mercado Importador Convidado, coorganizado com o ICEX, e que desta vez foram a Índia, Singapura e China, alcançaram igualmente aumentos significativos. No caso da Índia, registaram-se 259 visitantes, com um crescimento de 121%; Singapura, um total de 36 assistentes, o que se traduziu num aumento de 140%, e China, mais 70%, com 167 participantes.

Tal como aconteceu na última edição, a realização de terça a quinta-feira foi um êxito retumbante, aspeto que se refletiu num aumento de visitantes em todos os dias da feira: a distribuição diária de visitantes foi: no primeiro dia, 32%; no segundo, 48%; e, no terceiro, 19% do total de visitantes.

Já o Programa de Convidados Internacionais atraiu a Madrid 1 015 grandes compradores de 86 países.

Quanto aos expositores, a participação internacional representou 42% do total, com 750 empresas estrangeiras de 58 países, destacando-se a presença da Europa, que representou 89% do total, especialmente as provenientes da França, Itália, Países Baixos, Portugal, Grécia, Bélgica e Reino Unido, à qual se soma o aumento de participação da América, de países como o Equador, Brasil, Estados Unidos, México, Peru e Argentina, e da África, com Egito, Quénia e Marrocos.

As novidades e a inovação da Fruit Attraction

Mais uma vez, a área de exposição dos produtores, Fresh Produce, registou o segmento de maior representação, com a participação de 71,5%. Também contou com um peso significativo a indústria auxiliar, 25,5%, mostrando toda a força da cadeia do setor hortofrutícola. A estas, soma-se a Flower&Garden Attraction, com 2%, e a Nuts Hub, com 1%, o que mostra a especialização da feira e a sua verticalidade.

Desta vez, a Feira potenciou áreas como a Ecorganic Market, área especializada na comercialização e exportação de produtos orgânicos, assim como a Smart Agro, centrada na aplicação das novas tecnologias. Por outro lado, The Innovation Hub e Foro Innova foram as áreas dedicadas à inovação e às novidades empresariais do setor.

Neste âmbito, a feira acolheu os Prémios Accelera para a Inovação e o Empreendimento, cujo galardão recaiu nas empresas Rijk Zwaan, com o seu produto Spicy Sparkle, a nova folha que se situa na fronteira entre a rúcula e a erva-benta, e Alhondiga La Union, com WeCarePack, uma solução de embalagem biocompostável para manutenção de qualidade de frutas e hortaliças através de restos vegetais.

Um programa completo de jornadas fez da Fruit Atraction o centro de conhecimento para o setor, com sessões caracterizadas pela grande diversidade de conteúdos, assim como pelo alto nível dos participantes e oradores. De entre algumas a destacar, realizou-se o World Fresh Forum; o Biofruit Congress; a jornada AWM (Agriwater Management); Technology Attraction; ou uma sessão sobre o Brexit no setor de frutas e hortaliças: visão Espanha - Reino Unido.

A Feira voltou a facilitar a recolha de frutas e hortaliças dos expositores para o Banco Alimentar de Madrid, que conseguiu reunir 40 000 quilos de produtos.

Nota editorial: O agronegócios esteve presente no evento a convite da organização do IFEMA. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip