França: Xylella fastidiosa detetada na Córsega

Xylella fastidiosa

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) informa, em comunicado, que foram detetados novos focos de Xylella fastidiosa na União Europeia (UE), mais concretamente na Córsega, França, «correspondentes a uma estirpe diferente da identificada em Itália e circulação na UE de plantas hospedeiras».

A doença foi descoberta em plantas ornamentais da espécie Polygala myrtifolia que apresentavam sintomas de dessecamento parcial.

Desde a deteção do primeiro foco, os serviços da Córsega identificaram até agora mais 13 locais contaminados – jardins, espaços públicos, residências – todos localizados numa área de 10 km na região da Corse-du-Sud, sempre associados à mesma espécie vegetal, Polygala myrtifolia, apesar de também terem sido analisados outros hospedeiros listados na Decisão de Execução (UE) n.º 2015/789.

Segundo as autoridades francesas, estão a ser implementadas as medidas de erradicação previstas na legislação.

A estirpe identificada não corresponde à identificada em Itália na região demarcada da Apúlia (X. fastidiosa subsp. pauca- variante CoDIRO) tratando-se de Xylella fastidiosa subespécie multiplex.

Perante mais esta grave ocorrência e as interceções anteriormente comunicadas por alguns Estados-membros de plantas de cafeeiro importadas e infetadas com a bactéria, «torna-se premente reforçar ainda mais o alerta tendo em vista a sua deteção precoce por forma a se garantir erradicação bem sucedida e se evitarem consequências drásticas em culturas de extrema importância para o país», avisa a DGAV.

O organismo deixa ainda o alerta: «seja produtor ou fornecedor de plantas, fruticultor, olivicultor, viticultor ou mesmo um cidadão comum, caso observe sintomas suspeitos desta bactéria deve de imediato notificar os serviços de inspeção fitossanitária da Direção Regional de Agricultura e Pescas onde se encontra».

Recorde-se que a UE reforçou em maio de 2015 as medidas de combate à propagação da bactéria, impondo medidas de erradicação nas explorações afetadas e restrições à importação de países terceiros.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip