França propõe novas medidas para ajudar setor da carne de porco

O ministro francês da Agricultura, Stephan Le Foll, lançou uma série de medidas para ajudar o setor da carne de porco, tanto económicas como de regulação.

Por um lado, lembrou que espera, em breve, que a interprofissional do setor apresente um sistema de cotação de redução de preços, caso a interprofissional não chegue a um acordo, o ministro decidiu estabelecer o sistema de forma obrigatória, por via regulamentar.

O responsável recordou ainda que foi publicada uma ordem que regula as ofertas de carne de porco nos supermercados, de forma a evitar que se destrua o valor do produto e que se reforçou as sanções contra as práticas comerciais abusivas.

Para além disso, o ministro comprometeu-se a controlar a rotulagem de “Carne de porco francesa”, que é uma boa maneira de valorizar o produto, penalizando as fraudes.

Do ponto de vista económico, Le Foll avançou com um novo envelope de cinco milhões de euros para cobrir os custos das cargas à Segurança Social.

No total, em 2015 destinam-se 15 milhões de euros ao setor em medidas de urgência.

Para além disso, o ministro promoveu uma reunião entre a banca e as organizações profissionais agrícolas para encontrar soluções aceitáveis para responder às dificuldades de tesouraria das explorações pecuárias.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip