Florestas: Governo candidata-se ao fundo de solidariedade da UE

O ministro do Planeamento e das Infra-Estruturas, Pedro Marques, disse, esta segunda-feira, que o Governo vai apresentar uma candidatura ao fundo de solidariedade da União Europeia, que pode representar uma ajuda adicional de cerca de 11 milhões de euros.

«Provavelmente, em duas ou três semanas, vamos apresentar a candidatura» ao fundo de solidariedade, disse Pedro Marques, durante a apresentação do relatório de incêndios na Região Centro, que decorreu esta segunda-feira na Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, com a presença dos sete municípios que foram afectados pelas chamas, nomeadamente, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Penela, Sertã, Pampilhosa da Serra e Góis.

Segundo o ministro, se o fundo for accionado, serão «um pouco mais de 11 milhões de euros» de ajuda que poderão chegar ao território, cuja ajuda é contabilizada mediante o Produto Interno Bruto (PIB) da região Centro.

No caso de catástrofes naturais regionais, o fundo só pode ser acionado se os prejuízos directos atingirem o valor de 1,5% do PIB da Região Centro, cerca de 480 milhões de euros.

Fonte: Jornal de Notícias 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip