Floresta portuguesa continua «desprotegida», alerta CNA

A floresta portuguesa continua «desprotegida» e «desordenada». O alerta partiu esta semana da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) que, em comunicado, atribuiu igualmente culpas ao poder político, invocando as «medidas demagógicas do Governo».

«Com condições climáticas mais propícias, aí temos os incêndios florestais extensos e violentos. Aí temos a floresta nacional pasto das chamas com os consequentes e muito elevados custos económicos e ambientais. Com a insegurança e o drama das populações. Até 1 de julho, já tinha ardido três vezes mais área de floresta e matos (cerca de 18 mil ha) que durante igual período do ano passado em que houve mais chuva”, refere a organização.

E prossegue o comunicado: «a floresta nacional continua desprotegida e desordenada, pronta para arder e, isto, para além de atacada por doenças e pragas de todos os tipos e sem controlo eficaz. Doenças e pragas que incidem sobre quase todas as espécies florestais. Mas a mais devastadora “doença crónica” da floresta nacional é provocada pela continuada falta de prevenção efetiva de incêndios e pela ausência prática de um correto ordenamento florestal por parte dos sucessivos Governos. Com tamanha negligência oficial, Governo atrás de Governo, são anos e anos seguidos com políticas agroflorestais verdadeiramente ‘incendiárias’».

Para a CNA, «foi mesmo na floresta que o Proder 2007-2013 registou a mais baixa taxa de execução – menos de metade – do investimento agroflorestal inicialmente previsto. Aliás, a meio percurso deste programa, foram cortados, pelo Governo, na ordem de 150 milhões de euros inicialmente destinados à floresta, inclusive para ações de prevenção de incêndios».

«Falamos da demagogia governamental perigosa para as pessoas a envolver e não só, da “mobilização” de 2200 desempregados e beneficiários do RSI para ações ditas de limpeza e vigilância da floresta contra Incêndios. Trata-se de uma autêntica fraude, perante os meios a disponibilizar e os objetivos a que é suposto estar destinada, fraude engendrada pelo Governo para a sua propaganda demagógica. Para fazer de conta que está com muita intervenção perante o flagelo dos incêndios florestais», lê-se no documento enviado às redações.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip