Fitolivos: soluções resíduo zero

O tema dos resíduos nos produtos agrícolas está na ordem do dia. Cada vez mais o mercado e os consumidores estão preocupados com a segurança alimentar e com o nível de resíduos nos produtos agrícolas. Nunca foi tão premente, nem de tanta importância implementar uma estratégia de produção que permita atender à crescente demanda dos mercados: produtos sem resíduos. Neste sentido, é possível obter um bom nível de controlo de pragas e doenças, assim como é possível a obtenção de uma boa produtividade com recurso a produtos livres de resíduos, também denominados de produtos resíduo zero.

Os produtos Fitolivos destinam-se a uma Agricultura de Consciência, Orgânica, Sustentável e de Resíduo Zero. A Fitolivos tem como seu parceiro a Arvensis, uma empresa de Biotecnologia, líder no desenvolvimento de tecnologia aplicada à agricultura. Desta forma, dispõe de uma ampla gama de produtos ecológicos, de qualidade, e certificados por várias certificadoras: ECOCERT, OKO, CAAE, entre outras.

Os produtos da linha de bioproteção são formulados a partir de extratos vegetais e/ou microbiologia, fruto da investigação e de uma tecnologia de vanguarda, com excelentes resultados, comprovados por ensaios. A Fitolivos possui diversas gamas de produtos todos eles orientados para uma estratégia resíduo zero.

SUBSTÂNCIAS DE BASE

As Substâncias Básicas, ou de Base, são substâncias ativas com um efeito reconhecido geral ou específico contra agentes nocivos que possam causar danos a culturas comerciais. Estes produtos têm na sua constituição vegetais ou subprodutos e, entre os seus principais efeitos, é possível destacar os seguintes; repelente, inseticida, fungicida, moluscicida, estimulante dos mecanismos de defesa naturais, entre outros.

O Equistun é um produto elaborado à base de Equisetum arvense L., conhecido também como cavalinha, pinheirinha, entre outros nomes comuns (N.º CAS: 71011-23-9). Este produto encontra-se aprovado como Substância de Base de acordo com o Reg. 1107/2009. Desta forma, este produto pode ser aplicado quer em Modo de Produção Biológico, como na agricultura convencional. É ainda um produto que pode ser aplicado inúmeras vezes, sem se correr o risco de criar algum tipo de resistências. O Equisetum arvense L. é um arbusto perene pertecente à família das equisetáceas, que apresenta um caule rizomatoso e está distribuído pelo hemisfério norte. É uma planta rica em silício (10-25% MS) em forma de nanopartículas de silício (SiO2). Além disso, também é caracterizado pelo seu conteúdo em flavonóides, como os ácidos hidroxicinámicos (ácido cafeico e ácidos fenólicos), compostos que possuem uma atividade antimicrobiana e antifúngica. Equistun fortalece os mecanismos de defesa das plantas frente a fungos patógenos. O silício presente no Equistun confere rigidez à parede vegetal, dificultando as infecções causadas por fungos. Para além disto, graças ao seu cuidadoso processo de extração, Equistun apresenta na sua composição química estirilpironas, que formam parte da composição química dos fungos, desencadeando na planta uma resposta defensiva através destes metabolitos.

O Urtiqas é um produto elaborado à base de urtiga (Urtica dioica L.), planta arbustiva perene, cosmopolita da família Urticaceae. Este produto encontra-se aprovado como Substância de Base de acordo com o Reg. 1107/2009. Desta forma, este produto pode ser aplicado em Modo de Produção Biológico, bem como em toda a agricultura convencional. Os autores Tomczyk e Szymanska (1995) e Kawka y Tomczyk (2002) demostraram a forte redução da fecundidade, longevidade e intensidade de alimentação do ácaro amarelo (Tetranychus urticae, Koch) após a aplicação deste tipo de extrato. O Urtiqas é um produto obtido após a fermentação, maceração e filtragem de folhas frescas de urtiga. A seleção cuidadosa das cepas, de origem confidencial, assim como o seu desenvolvimento em laboratório, faz com que Urtiqas esteja especialmente desenvolvido para combater ácaros fitófagos. A aplicação conjugada deste tipo de produtos, permite a apresentação de uma solução sustentável para um plano de proteção das culturas sem recurso exclusivo à aplicação de produtos que possam comprometer a segurança alimentar e incrementar o desequilíbrio biológico, sendo possível promover uma estratégia com vista à biodiversidade e à sustentabilidade.

PROMOTORES DE DEFESAS

A aplicação destes produtos ativa a defesas das plantas, ou seja, estes produtos são indutores de resistência sistémica induzida, promotores da síntese de fitoalexinas e elicitores de defesa com ação antifungica e bactéricida, regeneradores de tecido vascular, entre outros.

O Lignomix é uma mistura de extratos vegetais com nutrientes selecionados tais como cobre, zinco e manganês, que se encontram complexados com lignosulfonato de alumínio, o que lhe confere propriedades estimuladoras de fitoalexinas. As fitoalexinas são compostos antimicrobianos que se acumulam nas zonas envolventes à infeção, sendo tóxicas para um largo espectro de fungos e bactérias patogénicas. Sendo um produto complexado ECO-LOGIC A Fitolivos possui inúmeros produtos nesta linha eco-logic, de bioproteção, sendo que têm uma ação direta e efetiva contra específicos inimigos das culturas. O Ferttybyo é um bioestimulante natural formulado com microrganismos benéficos, que facilitam a libertação de nutrientes já presentes no solo, disponibilizando-os para a planta. A sua aplicação contínua ao solo provoca um aumento no desenvolvimento vegetativo da planta, favorecendo interações benéficas no ambiente rizosférico e no desenvolvimento radicular das culturas. É produzido a partir de suspensões de células líquidas de microrganismos benéficos com uma alta população (entre 109-1012 UFC/mL). Os microrganismos contidos, uma vez aplicados, estabelecem-se na zona rizosférica das plantas, estabelecendo interações simbióticas nas quais a planta e o microrganismo se beneficiam mutuamente. A planta fornece substâncias necessárias para o desenvolvimento de microrganismos (como certos açúcares), enquanto os microrganismos fornecem à planta uma infinidade de substâncias que, por si só, são incapazes de produzir. Este produto melhora visivelmente a qualidade das raízes e a resistência da planta a perante doenças sem comprometer a sua qualidade final. Pode ser aplicado em todos os tipos de solos saudáveis e degradados e naqueles em que a presença de microrganismos benéficos foi afetada negativamente. Pode ser aplicado em solos argilosos, argilosos ou arenosos, sendo igualmente eficaz. O Rhizas é um produto formulado com micorrizas do tipo FMA (fungo micorrízico arbuscular). Este facto é de grande importância, uma vez que as culturas agrícolas estão principalmente associadas a este tipo de fungo micorrízico. Assim, os FMA tornam-se cruciais para a estrutura e fertilidade do solo. É um produto completo, com uma ampla capacidade simbiótica com múltiplas culturas e com uma evidente melhoria na sua produção. Este produto possui de inóculo micorrízico 1,5 x 104 propágulos/g. Os FMA produzem com lignosulfonato de alumínio, estimula as substâncias naturais de defesa, fitoalexinas e polifenóis, as quais entram na autodefesa da planta. O Lignomix é facilmente assimilável pelas folhas, ramos e raiz e possui uma forte sistemia ascendente e descendente na planta. O efeito acumulativo que se obtêm pela realização de várias aplicações melhora consideravelmente o resultado de autodefesa por parte da planta, por parte dos metabolitos secundários.

O Glopper é um corretor orgânico de cobre, complexado com ácido glucónico, o agente complexante mais específico para este metal. É 100% complexado para prevenir e corrigir de maneira mais rápida e eficaz estados de carências e desequilíbrios ou deficiência na assimilação do cobre. O cobre presente no Glopper atua como catalisador de numerosas reações enzimáticas, formando parte do grupo de numerosas proteínas, assim como catalisador do sistema de transporte de eletrões na fotossíntese. O Glopper favorece a utilização e a assimilação do azoto bem como a síntese de proteínas por parte das plantas. Contém cobre (Cu) 5,5% (p/p) complexado. O Glopper intervém na produção de fitoalexinas e na síntese de lignina, o que aumenta a capacidade de conferir a autodefesa, já anteriormente referida. O ácido glucónico pertence ao grupo dos ácidos polihidroxicarboxilicos, o que apresenta uma grande solubilidade nos fluidos biológicos e é totalmente biodegradável na planta e no solo. Uma vez que possui uma capacidade sistémica, é possivel incorporar-se de forma imediata no sistema vascular, protegendo as células das paredes interiores dos vasos condutores da seiva. Este produto sendo de natureza orgânica e concebido para aplicação foliar, pela sua natureza sistémica, garante a translocação do elemento cobre a todas as partes da planta

ECO-LOGIC

A Fitolivos possui inúmeros produtos nesta linha eco-logic, de bioproteção, sendo que têm uma ação direta e efetiva contra específicos inimigos das culturas.

O Ferttybyo é um bioestimulante natural formulado com microrganismos benéficos, que facilitam a libertação de nutrientes já presentes no solo, disponibilizando-os para a planta. A sua aplicação contínua ao solo provoca um aumento no desenvolvimento vegetativo da planta, favorecendo interações benéficas no ambiente rizosférico e no desenvolvimento radicular das culturas. É produzido a partir de suspensões de células líquidas de microrganismos benéficos com uma alta população (entre 109-1012 UFC/mL). Os microrganismos contidos, uma vez aplicados, estabelecem-se na zona rizosférica das plantas, estabelecendo interações simbióticas nas quais a planta e o microrganismo se beneficiam mutuamente. A planta fornece substâncias necessárias para o desenvolvimento de microrganismos (como certos açúcares), enquanto os microrganismos fornecem à planta uma infinidade de substâncias que, por si só, são incapazes de produzir. Este produto melhora visivelmente a qualidade das raízes e a resistência da planta a perante doenças sem comprometer a sua qualidade final. Pode ser aplicado em todos os tipos de solos saudáveis e degradados e naqueles em que a presença de microrganismos benéficos foi afetada negativamente. Pode ser aplicado em solos argilosos, argilosos ou arenosos, sendo igualmente eficaz.

O Rhizas é um produto formulado com micorrizas do tipo FMA (fungo micorrízico arbuscular). Este facto é de grande importância, uma vez que as culturas agrícolas estão principalmente associadas a este tipo de fungo micorrízico. Assim, os FMA tornam-se cruciais para a estrutura e fertilidade do solo. É um produto completo, com uma ampla capacidade simbiótica com múltiplas culturas e com uma evidente melhoria na sua produção. Este produto possui de inóculo micorrízico 1,5 x 104 propágulos/g. Os FMA produzem polissacarídeos, glomalina, mucilagens e hidrofobinas que atuam ligando as partículas do solo, o que leva a uma maior capacidade de retenção de água. Por outro lado, os fungos micorrízicos que Rhizas possui, também intervêm na conservação do solo. Ao melhorar a absorção de nutrientes das plantas, aumentam a produtividade das plantas, o que permite a existência de uma maior quantidade de matéria orgânica. Por fim, os fungos micorrízicos alteram a composição dos exsudatos radiculares, que servem de alimento para outros microrganismos rizosféricos essenciais para o crescimento das plantas e para a assimilação de nutrientes. Adicionalmente, convém referir o efeito bioprotector que as micorrizas têm relativamente a diferentes patógenos das culturas.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip