Fileira reflete sobre a importância do solo e da água na conservação do montado

montado

A 29 de maio, o Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche acolhe uma conferência dedicada à “importância do solo e da água na conservação do montado”.

A iniciativa decorre no âmbito da VII edição da FICOR - Feira Internacional da Cortiça, que terá lugar em Coruche de 28 a 31 de maio de 2015.

O evento começa às 9h00 e conta na sessão de abertura com as intervenções de Francisco Oliveira, presidente da Câmara de Coruche, e Rita Bonacho, Presidente da Associação de Produtores Florestais de Coruche e Limítrofes (APFC).

A primeira parte da conferência é dedicada ao tema “Solo: Conhecer para melhorar”, e onde se irão debater “Os benefícios dos microrganismos do solo na sustentabilidade/ recuperação dos montados”, “A importância das raízes das árvores dos montados. Estratégias de uso de água”, e “Análise das estruturas dos sistemas radiculares de sobreiro”.

Na parte da manhã será ainda apresentada a Carta interpretativa do potencial florestal dos solos.

Na segunda parte da conferência estarão em cima da mesa temas como “Água - Compreender para gerir”, “Fluxos de carbono e água em montado de sobro”, “A importância da água subterrânea para o montado” e “A influência do clima no calibre da cortiça”.

Da parte da tarde está prevista uma visita de campo (14h30) sobre “Práticas de conservação do solo e da água”.

As inscrições para participar no seminário deverão ser feitas através do seguinte e-mail: apfc@apfc.pt.

O evento é organizado pela APFC e decorre no âmbito da FICOR.

Saiba mais sobre a FICOR 2015 aqui.

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip